Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Piauí só recebe 2 dos 23 médicos esperados

Em alguns Estados, mais da metade dos profissionais brasileiros do Mais Médicos não compareceu no primeiro dia. No Piauí, por exemplo, só 2 dos 23 bolsistas esperados foram aos postos escolhidos. Ali, 121 municípios se cadastraram no programa.

Nem na capital, Teresina, que tem dois cadastrados, houve apresentação. Apenas em Parnaíba, segunda maior cidade piauiense, com 141 mil habitantes, dois médicos estavam a postos. Mas o prefeito Florentino Neto já afirmou que vai pedir mais dois profissionais.

No Recife, metade dos 12 selecionados não se apresentou ontem. Duas médicas comunicaram a desistência à Secretaria Municipal de Saúde, à tarde, e outro profissional avisou que se apresentará amanhã. Outros três não foram localizados. Pelas regras, quem não comparecer ao local escolhido com a devida documentação até o dia 12 será excluído. Dias parados devem ser compensados.

Pernambuco terá 62 bolsistas em 33 municípios. Recife precisará de 43 médicos para completar as equipes de saúde da família. Dos seis brasileiros que se apresentaram na capital, quatro foram à recepção do Ministério da Saúde em um hotel na Praia de Boa Viagem.

Entre eles estava a alagoana Adeísa Toledo Lyra, de 57 anos, sanitarista com experiência em atenção básica que cuida de uma mãe doente, cadeirante, e não pode trabalhar no Recife, cidade para onde foi lotada. Ela fez opção por cinco cidades do seu Estado e, como última alternativa, colocou o Recife. Maceió não aderiu ao programa. “Foi uma grande frustração”, afirmou. Seu caso será levado pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, para Brasília – na tentativa de remanejamento.

Fonte: Estadão