Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Pela segunda vez, Chile elege conservador Sebastián Piñera como presidente

O conservador Sebastián Piñera, 68 anos, venceu a eleição contra o governista Alejandro Guillier neste domingo (17) e será, mais uma vez, o presidente do Chile. Com 98,44% das urnas apuradas, Piñera tinha 54,57% dos votos.

Piñera governou o Chile entre 2010 e 2014, no primeiro triunfo da direita em 50 anos. Ele irá substituir a socialista Michelle Bachelet no próximo dia 11 de março, segundo a tendência dos votos.

Guillier, que é jornalista, cumprimentou Piñera e reconheceu a “dura derrota”. Ao mesmo tempo, convocou a centro-esquerda a defender as reformas sociais promovidas pela socialista Michelle Bachelet.

Piñera, que assumirá em 11 de março, teve cerca de 200 mil votos a mais do que em 2009, sua primeira eleição, segundo dados preliminares. Também de acordo com informações preliminares, teriam votado quase 7 milhões dos 14,3 milhões convocados.

Assim como em países como Brasil, Argentina e Peru, os chilenos deram um giro para uma política mais conservadora. As eleições de novembro haviam se convertido em um plebiscito sobre as reformas empreendidas pela socialista Bachelet, única mulher ainda governante na América Latina.

Embora o movimento Chile Vamos, do presidente eleito, tenha sido a força mais votada nas eleições legislativas de novembro, Piñera não contará com a maioria para governar, e terá que fazer um pacto com outras forças para levar adiante qualquer reforma.

Fonte: Zero Hora