Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Municípios do Sertão pernambucano negam aplicação de doses vencidas da vacina da AstraZeneca

Prefeituras de municípios do Sertão pernambucano, inseridos numa lista da Folha de S. Paulo entre os que aplicaram doses da vacina da AstraZeneca vencidas, refutaram publicamente a informação do jornal paulista. Os governos de Verdejante, Salgueiro, Petrolina, Belém do São Francisco e Parnamirim publicaram notas garantindo que as doses foram aplicadas dentro do prazo de validade.

“Os profissionais de saúde de Verdejante sempre adotam as boas práticas durante o recebimento das doses. A caixa com as unidades é extremamente observada, e os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade”, manifestou a Prefeitura de Verdejante.

“Tem sido divulgado por alguns canais de comunicação a ocorrência de uma pessoa no município que recebeu o imunizante vencido, mas a Secretaria de Saúde apurou o fato e não foi detectada nenhuma vacinação proveniente de lotes vencidos”, informou o Governo de Salgueiro.

A Prefeitura de Petrolina destacou que todas as vacinas já aplicadas e que continuam sendo fornecidas no município estão dentro dos critérios estabelecidos pela Anvisa e demais órgãos competentes. “Todas as vacinas são seguras e estão dentro do prazo de validade”, frisou.

Belém salientou “que todas as vacinas aplicadas no município estão rigorosamente dentro dos critérios determinados pela Anvisa e demais órgãos controladores. Os imunizantes são seguros e aptos a serem utilizados na população, inclusive no que diz respeito a validade”.

Parnamirim comunicou que recebeu um lote dos citados pela Folha de S. Paulo na reportagem, mas aplicou todas as doses dentro do prazo de validade. “No dia 14 de abril de 2021, data de vencimento do lote, todas as doses já tinham sido aplicadas’, garantiu.

Da redação do Blog Alvinho Patriota