Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mais de 12 mil motociclistas foram multados este ano por não usar capacete

Não usar capacete é a principal infração cometida pelos motociclistas pernambucanos nas ruas. É o que revela o levantamento mensal realizado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PE). De janeiro a outubro deste ano, pelo menos 12.473 multas foram enviadas para casa de donos de moto por terem sido flagrados pilotando sem capacete ou por transportar passageiro sem o equipamento. A legislação também exige o uso do equipamento em motos de pouca cilindradas, como mobiletes e scooters.

É sabido de todos que muitos motociclistas morrem ou ficam gravemente feridos em acidentes. Boa parte das vítimas poderia ter sido salva, caso pilotos e carona estivessem trafegando conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.

Os números colocam em alerta especialistas e estudiosos de trânsito, já que o capacete é um equipamento de segurança responsável por salvar a vida de muitos condutores. “Os argumentos dos motociclistas para não usar o capacete são muitos como o calor, mas nenhum deles justifica. O capacete é o dispositivo obrigatório de segurança”, lembram os especialistas.

Fonte: Feirão Virtual de Motos