Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Justiça manda soltar manifestantes presos durante protesto contra Copa

O juiz Marcelo Matias Pereira determinou a soltura dos manifestantes Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi nesta quinta-feira (7).

O magistrado, que já recusou um pedido de liberdade anterior, foi contrário ao parecer de promotores de Justiça que denunciaram os manifestantes, presos durante protesto contra a Copa do Mundo.

Os promotores que denunciaram os manifestantes presos sob suspeita de liderar manifestações contra a Copa do Mundo foram contra a soltura dos ativistas nesta quinta-feira (6).

A manifestação consta do processo que está nas mãos do juiz Marcelo Matias Pereira, que deve decidir entre esta quinta e sexta-feira se aceita ou não o novo pedido de liberdade dos réus Fábio Hideki Harano e Rafael Marques Lusvarghi.

Pereira já negou anteriormente um pedido. Porém, o advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, apresentou nesta semana um pedido de reconsideração da decisão anterior após a constatação de que não eram explosivos os objetos achados com Hideki e Lusvarghi.

Os promotores do Gaeco (grupo do Ministério Público que investiga e combate ao crime organizado) apresentaram suas manifestações ao juiz nesta quarta.

Nelas, a Promotoria admite que os laudos diminuem a materialidade do crime de porte de explosivos, que pode resultar em prisão por período de 3 a 6 anos.

Porém, os promotores enviarão novos quesitos ao IC (Instituto de Criminalística) e ao Gate (grupo antibombas da PM), responsáveis pelos laudos. Para os promotores, houve demora na apresentação dos materiais para análise –uma garrafa de Nescau coberto com papel e elástico e um frasco de fixador de tintas para tecidos com pavio. Segundo a polícia no dia da prisão, eram artefatos explosivos,

Por isso, os promotores querem saber se eventuais materiais inflamáveis que havia ali perderam seus efeitos devido a essa demora.

Fonte: Valor Econômico