Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

JMJ não terá problemas de segurança, garante Vaticano

A segurança do Papa Francisco, dos peregrinos e da população do Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma prioridade.

“Creio que não se terá nenhum problema de segurança nem com o Papa nem com as pessoas que lá estarão porque estamos estudando tudo nos mínimos detalhes, com todas as particularidades”, garantiu o general Domenico Giani, comandante da Gendarmeria (Polícia do Vaticano).

De acordo com Giani, está sendo montado um esquema tático com a participação de componentes políticos, civis e militares da segurança, além de uma logística com técnicos.

Um exemplo é o policiamento em Guaratiba, onde está sendo instalado o Campus Fidei, local da vigília dos jovens com o Papa. “Creio que posso dizer que é uma bela área que acolherá muita gente”, destacou.

A comitiva de segurança do Vaticano está no Rio de Janeiro desde a semana passada para discutir os detalhes da visita do Papa.

Durante a semana, eles tiveram encontros com autoridades do Governo Federal, Estadual, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e também com membros da Igreja, como o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local da JMJ.

“No que diz respeito à segurança, creio que posso dizer que se está fazendo o máximo e que não se vê problema com a segurança”, disse Giani.

Fonte: Aleteia