Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

História de minha vida I

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211

Quando éramos garotos, minha mãe sempre nos dizia “pisem no chão devagar para não deixar rastro”. Eu me punha a imaginar, mãe está ficando doida: como andar por esses terrenos arenosos sem deixar rastros? Até ensaiei caminhar pelos lajedos e em terrenos que de fato não ficassem as marcas.

Certa vez, já há pouco tempo, convidado a fazer uma mensagem para um daqueles irmãos acostumados com os ensinamentos de Dona Elisa, escrevi: mano, pise no chão com forças para deixar rastro, desde que essas marcas dignifiquem a sua caminhada… Quando olhei para ele, após a leitura, as lágrimas desciam do seu rosto, lembrando àquela que, embora jamais tenha freqüentado uma escola, sempre nos dava grandes lições de vida.

Contando a um amigo essa história, recebi do mesmo a seguinte mensagem:  

“Caro Sebastião Patriota

Até hoje lembro da história que você me contou de sua mãe, que falava para que andássemos sem deixar rastro e o que você falou para seu irmão quando foi diplomado como Deputado. O Brasil precisa de mais pessoas como você e seu irmão, pessoas de hábitos simples, mas de educação e valores refinados. Acho que o homem refinado é o que tem princípios, é a tenacidade do sertanejo que luta todo dia contra a seca, ou,  a força do mineiro, que luta contra o desabamento de seus túneis. O refinamento está no caráter, não nos ternos bem costurados, nos perfumes cheirosos, ou nos carros bacanas, que muitas vezes somente escondem a imagem e o cheiro da podridão de quem os usa. 

Aprendi muito com você, e vi a sua força e humildade quando falou que já era um vencedor, só por estar ali, fazendo o Doutorado…”.

Entendo que a caminhada não é difícil, desde que a pessoa tenha consciência de que ao seu lado, à sua frente, à sua retaguarda, ELE, NOSSO PAI, O SUPREMO CRIADOR, está conosco. Nunca será tarde para isso, basta você querer. 

4 comentários sobre “História de minha vida I

  1. GERALVIBNHO PATRIOTA

    CARO MANO, PARABENS E OBRIGADO PELA INTELIGENTE E CORRETA DECIFRAÇÃO DO PENSAMENTO DA NOSSA MÃE, QUANDO RECOMENDÁVAMOS – “PISEM NO CHÃO DEVAGAR PARA NÃO DEIXAR RASTRO” . VOU TENTAR ME LIBERTAR DOS AFAZERES DIUTURNOS DE PETROLINA, MAIS PRECISAMENTE DA NOSSA CLIENTELA, QUE MERECE TODA ATENÇÃO, PARA, MAIS UMA VEZ, TIRAR FÉRIAS NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL, DESTA FEITA NÃO PARA DAR UMA RÁPIDA VOLTA AO MUNDO, MAS PARA ESTUDAR,INTERPRETAR E TENTAR DECIFRAR O SIGNIFICADO DO TERMO “PUXE PELO PÉ” QUE IGUALMENTE USAVA NOSSA QUERIDA DONA ELISA, QUANDO MANDAVAMOS PARA ALGUM LUGAR.

    ABRAÇOS, GERALVINHO.

    1. Alvinho Patriota

      Ora, rapaz:

      Mãe dizia “puxe pelo pé”, para que a pessoa não somente se acordasse, mas, se levantasse para ir à ao trabalho, à escola, …

  2. Anna Paula

    Papai, como sempre digo o senhor é um exemplo de pai,amigo,advogado….. sinto-me honrada por ser sua filha!!!
    Pai você é o meu orgulho…..
    te amo muito
    bjosss

    Anna paula

  3. Wagner Inácio

    Caro amigo,
    Realmente você é um vencedor! Enfrentar aquele universo diferente, não para passear, mas para estudar, para se aperfeiçoar, de modo a fazer o melhor para seu povo, isto é vocação. Parabéns e que Deus nos proteja até julho, quando, com as graças dele, estaremos todos juntos novamente na caminhada dos estudos.
    Abraços
    do mineiro
    Wagner Inácio