Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Grande incêndio na Califórnia é a maior tragédia do tipo em 84 anos

Com a ajuda de cães de resgate, bombeiros continuam realizando buscas na região vinícola onde ocorre os grandes incêndios, na Califórnia, ao sul dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, a conflagração, que até o momento matou 31 pessoas e deixou outras várias desaparecidas, é a maior tragédia do tipo em 84 anos, superando as 25 vítimas do desastre de Oakland, em 1991, e as 29 de Los Angeles, em 1933. 

Segundo as autoridades, os ventos secos e velozes que atingem a região dificultam os esforços dos milhares de brigadistas que tentam conter os 21 focos de incêndio, que já se alastraram por cerca 68.800 hectares, afetando os condados de Nappa e Sonoma,

 xerife do condado de Sonoma, disse que até agora receberam 900 queixas de pessoas desaparecidas e que a metade já foi encontradas salvas. Espera-se que o restante que tenha conseguido comunicar-se pelo colapso nas redes e que estejam bem. Ele ressaltou que os corpos de resgate entraram em “fase de recuperação”, porém, será um processo lento devido à atividade do fogo: “Encontramos cadáveres completamente intactos e encontramos corpos que não são mais do que cinzas e ossos”, disse em uma entrevista coletiva.

Em meio às buscas, foi ordenada a evacuação de cidades dos condados de Sonoma e Napa, muito atingidas pelas chamas com milhares de casas destruídas. Os moradores de Calistoga, uma povoado-resort de 5.000 pessoas em Napa, e Geyserville, de 800 pessoas em Sonoma, precisaram sair de suas casas, buscando abrigo em outro lugar.

As evacuações em Santa Rosa, também em Sonoma, afetaram cerca de 175.000 pessoas. Bairros inteiros foram reduzidos a cinzas.

Fonte: O Dia