Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo venezuelano fechou 49 veículos de imprensa em 2017, denuncia sindicato

Pelo menos 49 veículos de comunicação foram fechados pelo governo da Venezuela em 2017 – denunciou neste sábado (26) o principal sindicato de jornalistas do país durante um protesto contra o fechamento de duas emblemáticas emissoras de rádio.

“Registramos o fechamento de 49 veículos de comunicação, a maioria emissoras de rádio, incluindo canais de televisão por assinatura como os casos da RCN e da Caracol“, declarou o secretário-geral do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP, na sigla em espanhol), Marco Ruiz.

Um grupo de jornalistas protestou em Caracas contra a decisão da Comissão Nacional de Comunicações (Conatel) de tirar do ar as emissoras caraquenhas 92.9 FM e Mágica 91.1 FM, com quase 30 anos de história.

Segundo Ruiz, o governo de Nicolás Maduro promove “uma política sistemática de encurralamento e asfixia de espaços para o exercício da livre-expressão, o exercício da crítica e o exercício da dissidência”.

Para o SNTP, a medida é “arbitrária e violadora do devido processo”.

“Vamos para uma escalada muito mais avançada em relação ao controle da opinião”, advertiu a secretária-geral do Colégio Nacional de Jornalistas (CNP), Delvalle Canelón.

Na quarta-feira (23), por disposição da Conatel, os canais colombianos Caracol e RCN foram excluídos da grade de programação das operadoras de televisão por assinatura no país.

Em fevereiro, o governo já havia cancelado o sinal da CNN em Espanhol e, em abril, do canal colombiano El Tiempo e do argentino Todo Noticias.

Fonte: G1