Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo de Pernambuco decreta situação de emergência pela alta demanda por leitos pediátricos

Através da Secretaria de Saúde, o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira, 26, um decreto de situação de emergência em saúde pública pela alta taxa de ocupação de leitos de UTI neonatal e pediátrica, por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças.

Válido por 90 dias, o documento autoriza todas as medidas necessárias para o enfrentamento da situação emergencial. O governo poderá potencializar ações voltadas à contenção da emergência, por meio de intervenções preventivas, de controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil.

Pernambuco notificou na Semana Epidemiológica n° 16, de 17 a 23 de março, 1.675 casos de Srag no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), sendo 989 (59%) em pacientes na faixa de 0 a 14 anos e 686 (41%) em pessoas a partir de 15 anos. Constatou-se um aumento de 27,7% na comparação com a Semana Epidemiológica n° 9, quando começou o período de sazonalidade das doenças respiratórias. Ontem, haviam 66 pacientes esperando por vaga de UTI pediátrica e 14 em espera por UTI neonatal.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, afirma que é preciso redobrar os cuidados. “Lançamos o plano de contingência que está em execução, incluindo a abertura de novos leitos. É preciso que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia, evitar exposição à aglomerações e, a qualquer sintoma apresentado, lembrar de proteger as vias aéreas e realizar a higienização das mãos e isolamento adequado”, orienta.

Da redação do Blog Alvinho Patriota