Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Festival Janeiro Tem Mais Artes começa em Petrolina

Marca Janeiro tem mais artesComeçou nessa quarta-feira (22) no Sesc Petrolina a temporada de atrações da 6ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes, numa noite que misturou samba, literatura e tradição oral. O evento foi iniciado às 20h, no Terraço Galeria Ana das Carrancas com a performance “Teto Cheio de Furos”. A apresentação da Trup Errante retoma o hábito da contação de histórias para apresentar um delicado conto de Cátia Cardoso, que surpreende pelo encontro entre tradição oral e a possibilidade de ocupação da arte em qualquer lugar.

Na sequência o festival apresentou o Samba de Véio da Ilha do Massangano, uma das maiores referências da cultura popular do Vale do São Francisco, onde as pessoas são convidadas a dançar ao som palmas e tamboretes. Em seguida o Teatro Dona Amélia abriu as portas para o show Da Ilha pra Cá, com direção artístico-musical de Eugênio Cruz e participação de nomes conhecidos na cena local.

A 6ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes segue até o dia 31 deste mês com recitais, mostras e espetáculos de música e dança. Hoje a programação continua na Galeria Ana das Carrancas, às 19h, com a abertura da exposição “Imagens, Vestígios do Tempo”, do fotógrafo juazeirense Euvaldo Macedo Filho.

De acordo com o supervisor do Sesc Petrolina, Jailson Lima, a novidade do festival este ano é a apresentação de espetáculos curtos de teatro, dança e música na Praça do Bambuzinho. “Objetivando a oferta gratuita de atrações culturais para o público comerciário, que sai do trabalho às 18h, vamos mostrar neste horário, de 27 a 31,  uma série de intervenções artísticas com a Cia de Dança do Sesc, Coletivo Trippé, Trup Errante, Cia Biruta e Cia Balançarte”, destaca.

O evento ainda conta com capacitações, oferecendo duas residências artísticas em teatro e dança e mais sete oficinas de artes com diversos temas. As inscrições para as oficinas já estão abertas e custam R$ 10,00 (estudantes e comerciários) e R$ 20,00 (público em geral).

Da redação do Blog Alvinho Patriota