Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Compesa envia nota de esclarecimento sobre esgoto estourado próximo a hotel em Salgueiro

Sobre denúncia que publicamos na manhã de hoje a respeito de um esgoto estourado nas imediações de um importante hotel de Salgueiro, às margens da BR-232, a Compesa enviou a seguinte nota de esclarecimento:

Nota à imprensa

A Compesa informa que equipes já se encontram executando os serviços de manutenção no poço de visita, equipamento pertencente ao sistema de esgotamento sanitário, localizado às margens da BR-232, bairro Riachinho, Salgueiro. Assim que foi comunicada, na manhã desta sexta-feira (7), sobre o extravasamento de esgoto, a Companhia enviou equipes ao local para as providências. Foi constatada uma obstrução no poço de visita, nas proximidades de um hotel, ocasionada por lançamento indevido de gordura na rede coletora de esgoto.

Os serviços de manutenção estão em andamento, devendo ser finalizados ainda hoje, normalizando, assim, o funcionamento da rede coletora de esgoto dessa área. A Compesa, informa, ainda, que por ser um coletor tronco (principal tubulação do sistema de esgoto de Salgueiro), não tem condições de identificar de onde partiu o lançamento irregular de gordura, situação que causa prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.

A Compesa explica, também, que irá organizar atividades educativas na cidade, a fim de esclarecer essa questão e recomendar a utilização de caixas retentoras de gordura, afim de que o óleo descartado não seja direcionado para as redes de esgoto.  A obrigatoriedade da caixa de gordura e de sua manutenção tem amparo legal (Decretos estaduais nº 18.251, 1994 e o de nº 33.354, de 2009, além da Resolução nº 4, da Agência de Regulação de Pernambuco –ARPE.

Após as ações educativas, a Companhia irá desenvolver operações de fiscalização para coibir esse tipo de irregularidade. “Fornecemos aos clientes todo o suporte técnico necessário para que os imóveis possam se adequar às exigências dos decretos para a instalação da caixa de gordura, e por isso, devem procurar à Compesa”, ressalta o gerente da Unidade de Negócios da Companhia, Kássio Kremer”. Ele acrescenta que os infratores podem ser multados.

2 comentários sobre “Compesa envia nota de esclarecimento sobre esgoto estourado próximo a hotel em Salgueiro

  1. Alvinho Patriota

    Importante essa nota da Compesa, porém é preciso que se esclareçam duas coisas, senão, passamos por mentirosos:
    1. Foi dado conhecimento do problema a Compesa por minha pessoa dia 04, embora o vídeo tenha sido gravado antes, conforme publicado. Aliás, não é a primeira vez que isso acontece e sim, constantemente e a Compesa não ataca a causa, apenas promove a desobstrução da galeria.
    2. Não precisa campanha educativa para aquele local pois não vai atender aos objetivos, nenhum restaurante ou similar existe na área e sim, o Presídio – mais de 500 pessoas – de onde pode vir esses produtos gordurosos como diz a nota da Comoesa, ou seja, é o Estado.
    Por fim, estamos à disposição para prestar os devidos esclarecimentos.
    Sim, solicitamos da Compesa uma desinfecção do local – residência, pois continua insuportável a fedentina, independentemente de medidas que serão requeridas para recuperação do crime ambiental.
    Alvinho Patriota
    Ong Vida

  2. Maria do Socorro Araújo Borba

    Garanto que essa gordura não é do hotel, esse esgoto não é do hotel e sim do presídio, informo também que o hotel tem caixa de gordura. Fiquem a vontade e venham comprovar.