Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Câmara aprova projeto do deputado Gonzaga Patriota que homenageia Mansueto de Lavor

Foi aprovado em caráter conclusivo na Câmara Federal dos Deputados o Projeto de Lei n° 4314/08, de autoria do deputado Gonzaga Patriota, rendendo homenagem ao ex-senador pernambucano Mansueto de Lavor. O projeto aprovado no último dia 16 de junho denomina o edifício da administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, com o nome do político. Como foi aprovado com cunho conclusivo, o projeto agora segue para a apreciação no Senado, caso não haja recurso para sua análise no Plenário.

Exercendo cargos de deputado estadual, federal e senador, Mansueto de Lavor participou ativamente das discussões para elaboração da Constituição Federal. O pernambucano votou a favor da jornada de 40 semanais de trabalho, da unicidade sindical, turno ininterrupto de seis horas de trabalho e do voto a partir dos 16 anos.

Segundo Gonzaga Patriota, Lavor manteve-se contra a pena de morte, o presidencialismo, o aborto e a limitação do direito de propriedade privada. Além da política também participou de movimentos de educação de base, foi assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco, professor colegial e de faculdade, e padre com atuação na Diocese de Petrolina no período de 1961 a 1982. Mansueto morreu em 1998 de câncer do pulmão.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Câmara aprova projeto do deputado Gonzaga Patriota que homenageia Mansueto de Lavor

  1. LOCUTOR IVO JÚNIOR

    JUSTA A HOMENAGEM, DE AUTORIA DO AMIGO GONZAGA PATRIOTA, PRESTADA AO GRANDE HOMEM E EMINENTE POLÍTICO MANSUETO DE LAVOR.

  2. Machado Freire

    Esta homenagem prestada pelo companheiro Gonzaga Patriota ao ex-deputado e ex-senador Mansueto de Lavor, além de justa levará à posterirade o nome do ex-sacerdote nascido em Serrita do coronel Chico Romão. é como se ele estivesse ali em pessoa, recebendo a estudantada e os professores, categorias que ele sempre defendeu.
    Significa que o nome do padre, filósofo, advogado e político dado ao edificio sede Universidade do São Francisco ficará imortalizado, ou seja, será lembrado para sempre.
    Farei questão de comparecer à solenidade. Estarei presente à Univasf na hora em que a homenagem a Mansueto de lavor for prestada.

    Sugiro a Gonzaga e aos familiares de Mansueto que seja distribuida com a população presente- em particular aos estudantes, a biografia daquele que prestou um inistimável serviço à democracia, a partir de Petrolina terra marcada pelo personalismo (uma espécie de feudo) imposto à população sanfrancisca por lopngo anos.

    Petrolina e o São Francisco como um todo foram defendidos áq toda prova por mansueto de lavor. Depois dele vieram Valter Lubarino e Gonzaga Patriota, tendo o primeiro “pendurado as chuteiras” a partir do momento em que conquistamos um palmo de democaracia.

    A semente foi tão bem plantada que os coronéis históricos de Petrolina perderam o fôlego e ainda hoje se mantém à custao do poder que eles combatiam e segregavam no passado.

    O grande alento e sobrevivência dessa gente (é vergonhoso mas a verdade seja dita )são as chamadas “tetas do governo”. Eles nunca aprenderam a ser opoisição.
    Manseueto de lavor soube e soube regar essa planta que orgulha a todos nós.
    Parabens a Gonzaga pela feliz iniciativa.