Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Bombardeio israelense contra mercado em Gaza mata ao menos 17 e fere mais de 150

Autoridades da área da saúde em Gaza disseram que 17 pessoas foram mortas e mais de 150 ficaram feridas após ataque aéreo israelense em um mercado lotado, nesta quarta-feira (30). O Exército israelense não se pronunciou sobre a ação.

Funcionário do Ministério da Saúde Ashraf al-Kidra explicou que a região estava lotada porque os habitantes pensavam estar sob trégua humanitária. O Crescente Vermelho palestino confirmou o número de mortos.

Israel já havia anunciado uma “janela humanitária” em certas partes do território. Ele disse que não iria parar de atingir outras áreas, inclusive Shijaiyah, onde a ação ocorreu. Militantes de Gaza haviam lançado foguetes sobre Israel mais cedo.

Mais cedo, militares israelenses ofereceram cumprir um cessar-fogo humanitário em algumas áreas da Faixa de Gaza, disse um comunicado do Exército.

“A IDF (Força de Defesa de Israel) autorizou uma janela temporária na Faixa de Gaza. A janela vai começar hoje entre 15h e 19h (9h e 13h em Brasília). A janela humanitária não se aplicará às áreas nas quais os soldados da IDF estão atualmente realizando operações”, de acordo com o comunicado.

O ministério em Gaza disse que ao menos 1.300 palestinos, a maioria deles civis, foram mortos desde que Israel começou sua ofensiva em 8 de julho, com o objetivo declarado de acabar com foguetes disparados por militantes islâmicos. Do lado Israelense, cerca de 53 soldados e três civis foram mortos.

Fonte: Último Segundo