Após uma longa batalha judicial, Alex Freyre e José María Di Bello se casaram anteontem (28) em um cartório civil da cidade de Ushuaia, 3.500 km ao sul de Buenos Aires, no primeiro casamento de homossexuais na Argentina e na América Latina, confirmou o casal à imprensa.
“Hoje nos casamos em Ushuaia”, revelou Freyre por telefone ao canal Todo Notícias de Buenos Aires.
Freyre e Di Bello haviam tentado se casar no dia 1º de dezembro passado, o Dia Internacional de Luta contra a Aids, pois os dois ativistas são também portadores de HIV, após obter uma autorização judicial para o matrimônio. Quando tudo estava preparado em um cartório civil de Buenos Aires, a Suprema Corte anulou a autorização.
O casamento pôde ocorrer dia 28 graças a uma autorização especial da governadora da Província de Terra do Fogo, Fabiana Ríos, já que a lei argentina não permite o casamento de pessoas do mesmo sexo.
“Estamos muito felizes e orgulhosos”, disse Di Bello. “Sabíamos que a governadora é uma pessoa que simpatiza com esta causa e estamos agradecidos”, ressaltou.
Segundo Di Bello, o casamento foi organizado reservadamente para evitar “o duro momento” que o casal atravessou quando não pôde concretizar seu sonho em Buenos Aires.
Fonte: Folha OnLine