Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

André Vargas formaliza renúncia à vice-presidência da Câmara

O deputado licenciado André Vargas (PT-PR), alvo de processo que pode levar à cassação do mandato pelo envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, formalizou nesta quarta-feira (16) o pedido de renúncia ao cargo de vice-presidente da Casa. A decisão de abrir mão do posto foi anunciado na última quarta passada (9), mas ainda faltava a formalização com carta à Secretaria Geral da Mesa.

A decisão formal de Vargas ocorre um dia após ele recuar da decisão de renunciar ao mandato parlamentar – e não apenas ao cargo de vice-presidente da Casa. Na terça-feira, pessoas próximas a Vargas informaram que ele protocolaria pedido para deixar a Câmara de forma definitiva – atualmente ele está afastado por período de 60 dias.

No entanto, ele decidiu não renunciar após saber que continuará sendo investigado pelo Conselho de Ética da Câmara.

No início de abril, André Vargas admitiu que viajou em avião fretado pelo doleiro Alberto Youssef, preso em operação da Polícia Federal sob suspeita de participação em esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. Reportagem da revista “Veja” também mostrou investigação da PF relatando troca de mensagens entre os dois para tratar de um contrato entre uma empresa e o Ministério da Saúde.
Enfrentarei tranquilamente este processo na certeza de que provarei, ao final, que não cometi ato ilícito. Sigo com muito orgulho de minha história política e minha luta”

A carta de renúncia foi apresentada na Secretaria Geral da Mesa pelo chefe de gabinete da Vice-Presidência da Câmara, Lorimar Rabelo. O documento é o mesmo que na semana passada foi lido pelo líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP).

No texto, o parlamentar diz que tomou a decisão para se concentrar em sua defesa no processo instaurado contra ele no Conselho de Ética e para “não prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa Diretora”.

Fonte: G1