Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Documentário produzido em Salgueiro sobre adversidades enfrentadas por transsexual negra e adepta de Candomblé vai ser exibido na TVPE

Imagine viver numa região marcada pelo coronelismo, de população predominantemente católica conservadora, sendo trans, negra e adepta de Candomblé, religião afro-brasileira muito estigmatizada. Esta é a realidade vivenciada por Phetylla, moradora de um bairro periférico de Salgueiro que protagoniza o documentário “Trans nordestina”. A produção audiovisual de curta-metragem do coletivo Poesias de Luta vai ser exibida hoje, a partir das 18h, no canal TVPE.

“O objetivo com esse filme, é dar voz e visibilidade à vivência de uma pessoa que historicamente foi e ainda é marginalizada pela sociedade, quando pensamos no contexto de um país que tem estatísticas altíssimas de violência contra a população trans”, destaca o grupo que fez o documentário.

O projeto foi um dos cinco aprovados pelo edital “Comunicadores Populares de Pernambuco”, uma parceria entre a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC/TV Pernambuco) e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Esse ano o edital selecionou e premiou projetos voltados ao tema “Direitos Humanos: qual a real na tua vida?”.

Da redação do Blog Alvinho Patriota