Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Covid-19: Com 387 novas mortes, Brasil tem 6º dia consecutivo com média abaixo de 500

Dois dias depois de ultrapassar 600 mil mortes por covid-19, o Brasil registrou ontem 387 novos óbitos em decorrência da doença. O país segue em ritmo de desaceleração da pandemia: pelo sexto dia consecutivo, a média móvel ficou abaixo de 500, média registrada nos dois dias anteriores.

Em média, 447 pessoas morreram pela covid-19, o que indica uma redução de -15% na comparação com 14 dias atrás, o que especialistas consideram no limite da estabilidade.

A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados. A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.

Quinze estados apresentaram queda ontem, enquanto cinco e o Distrito Federal tiveram estabilidade. Seis estados tiveram aceleração: Amazonas, Rondônia, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Todas as regiões ontem tiveram estabilidade ou queda: Centro-Oeste (queda de 20%), Nordeste (queda de 3%), Norte (queda de 39%), Sudeste (estabilidade, com -14%) e Sul (queda de 19%).

Fonte: UOL