Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Egresso da Funase de Petrolina é aprovado em dois cursos do IF Sertão-PE

Depois de ficar pouco mais de um ano em recuperação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Petrolina, o jovem Rinardley Irwington, 19 anos, resolveu mudar de vida por meio da educação. No primeiro semestre deste ano começou a cursar Zootecnia no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE e em agosto passou no vestibular para Licenciatura em Música na mesma instituição. Foi na Funase que o jovem encontrou apoio de equipes técnicas e participou de projetos artísticos e educacionais que fizeram diferença em sua história.

Durante 13 meses que passou internado na Funase de Petrolina, Rinardley concluiu o Ensino Médio e foi inscrito em um curso profissionalizante de curta duração do IF Sertão-PE. Também fez parte do Projeto Camerata, desenvolvido pela cooperativa Sicredi Vale do São Francisco, e teve aulas de música ministradas na unidade pelo Grupo Artístico Matingueiros. Com os estudos, Rinardley aprendeu a tocar violoncelo e se apaixonou pela música. Mesmo após progredir para a semiliberdade, ele continuou participando do projeto.

Rinardley não está mais em nenhuma unidade da Funase desde dezembro de 2017, mas continua levando seu exemplo para os jovens que estão internados ou em semiliberdade na instituição. Na semana passada ele fez um discurso para 17 concluintes do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, oferecido pelo IF Sertão-PE para socioeducandos do Case Petrolina.

“No tempo que passei nas unidades, pude me dedicar à educação. Eu já tinha interesse em fazer vestibular, continuar estudando, e encontrei apoio para isso. Terminei o Ensino Médio, vi os cursos e projetos e tive mais certeza ainda do que queria. Minha família, os professores e as pessoas da Funase me apoiaram muito. Quero viver uma vida cada vez mais distante do que eu passei lá atrás”, falou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Egresso da Funase de Petrolina é aprovado em dois cursos do IF Sertão-PE

  1. Machado Freire

    Está mais que provado, com este belo exemplo, que “ninguém nasceu marginal”, e que nem tudo está perdido e que vale a pena lutar para atingir os melhores objetivos.

    Torrcemos para que outros Rinardleys partam pra frente na conquista dos melhores objetivos e ajudem nossa sociedade a respirar uma vida melhor.

    Que a sociedade ande junto, faça o que é possivel, já que maioria dos políticos -e como tem político ruim neste Brasil, vira a cara pro outro lado.

    Vamos virar esta página cruel da sociedade, que é a vida ligada ao crime.