Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Assistentes sociais garantem atendimento humanizado aos usuários do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina

servio-social-1Quem necessita dos serviços oferecidos pelo Hospital de Urgências e Traumas (HUT/Univasf) de Petrolina contam com o apoio do Serviço Social, profissional de extrema importância que garante o atendimento humanizado em qualquer unidade de saúde. O HUT possui atualmente três assistentes socais que atuam diariamente em todos os setores do hospital, prestando apoio e garantindo os direitos dos pacientes e seus acompanhantes.

Os profissionais do Serviço Social são responsáveis pela mediação entre as demandas institucionais e a procura da população por serviços públicos, priorizando principalmente os cidadãos em estado de vulnerabilidade social. A Assistência Social também presta apoio a pessoas que perderam familiares e aos pacientes que não recebem visitas dos parentes. Outra incumbência dos profissionais do setor é acompanhar os usuários do hospital em transferência para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Segundo uma das assistentes sociais do HUT/Univasf, Kátia Silene, a atuação do profissional dentro da unidade é extensa. “Nós trabalhamos com objetivo de criar condições para que o usuário desenvolva sua capacidade crítica enquanto sujeito de direitos, orientando e esclarecendo a importância da participação dos familiares junto ao tratamento, resgatando e propiciando a reconstituição dos vínculos familiares, contribuindo para retomada da relação social do cidadão, a qual muitas vezes apresenta-se fragilizada ou inexistente”, detalha.

“Indivíduos em situação de exclusão social como, por exemplo, moradores de ruas, usuários de drogas, principalmente o álcool, e vítimas de agressão passam por entrevistas e levantamento de dados com intuito de darmos melhor encaminhamento ao caso. Devemos destacar também a parceria com a rede sócio-assistencial do município como o Conselho Tutelar, Delegacia e Secretaria da Mulher, Secretaria de Ação Social e Promotoria Pública”, completa Kátia.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Um comentário sobre “Assistentes sociais garantem atendimento humanizado aos usuários do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina

  1. Alex Rocha

    Pois é! por essa matéria podemos ver a importância dos profissionais da assistencia social em uma instituição de saúde, mas aqui em Salgueiro, a assistente social do Hospital regional, mostrando profunda ignorância e falta de profissionalismo, boicota os estudantes estagiários das instituições de ensino EAD da cidade. Além de não aceitar os alunos estagiários por puro preconceito, ainda persegue esses alunos pedindo a outras instituições que possam recebê´los a não faze-lo.
    Isso precisa acabar. A diretora do HR precisa acabar com essa perseguição. A sociedade salgueirense precisa tomar conhecimento disso. Cadê o ministério público?