Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista XVIII

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211Salgueiro: terra de necessidade de Corpo de Bombeiro, de SAMU, de UTI…

É incrível, mas parece que não estamos falando do município mais importante do sertão central de Pernambuco, não por ser Salgueiro uma cidade maior do que as demais, pois todas têm a sua importância, mas por se tratar de uma encruzilhada rodo-ferroviária por onde passa o maior canal da transposição do São Francisco, município contemplado a receber o maior empreendimento do interior do Estado, uma plataforma multimodal onde deverão ser construídos: aeroporto, terminal de cargas e descargas, distrito industrial., etc.

Pois bem, apesar de várias solicitações de serviços indispensáveis no dia a dia à população, como corpo de bombeiros (link1, link2), UTI, ambulâncias do SAMU, dentre outros, Salgueiro vem sofrendo há anos esse problema, embora tenham as administrações públicas propalado aos quatro cantos que vão suprir essas necessidades, sem que os serviços cheguem.

Os nossos doentes morrem pelas estradas em busca de outros centros, às vezes para receberem um socorro que poderia ser prestado aqui mesmo, mas por falta de equipamentos adequados, de mais profissionais, são transportados em ambulâncias sucateadas, quando têm sorte de conseguir. Depois falam que os hospitais da capital estão completos com pacientes vindos do interior. Por que não melhorar o atendimento nessas regiões do estado?

Quanto ao serviço de corpo de bombeiros, somente chega a conta para se pagar pelas empresas, nos licenciamentos de veículos e tantas outras modalidades. Aqui em Salgueiro quando joga, por exemplo, um time da capital, vem a Unidade de Serra Talhada que se desloca 100 km para o evento, no entanto, quando o jogo compreende equipes do interior, nem isso acontece.

Não se contam as vezes que se deixou de socorrer pessoas necessitando de pronto atendimento, pela falta de uma Unidade, pelo menos, da gloriosa e tão importante corporação de bombeiros, fato que hoje se repetiu, quando uma senhora foi tragada por uma máquina de padaria, ficando mais de uma hora para ser socorrida, fato que somente se deu graças a ação de uns mecânicos da cidade que desmontaram o equipamento.

É chegada a hora de uma grande mobilização. O Senhor Governador estará esta semana em Salgueiro se reunindo com as autoridades. Acho importante que se faça um movimento partindo da população para lhe entregar em mãos essas necessidades, mais uma vez e dizer-lhe que não se agüenta mais esperar. Acerca desse assunto, falei com o presidente da Câmara, Vereador Márcio Nemédio, pedindo que tal mobilização possa ser feita pela Câmara, verdadeira instituição que representa o povo, quando os seus membros assim agem.

Por Alvinho Patriota – Vereador do PV