Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Conheça detalhes dos cursos técnicos oferecidos no Campus Salgueiro do IFET

fffOs professores Clóvis Ramos, e Márcio Gondim, representantes do IF Sertão, estiveram na manhã desta quarta-feira (09) no estúdio da rádio Salgueiro FM, concedendo entrevista no programa Show da Cidade. Na ocasião, a dupla deu detalhes de funcionamento do Instituto Federal que está prestes a ser inaugurado em Salgueiro.

Aproveitando a oportunidade, os instrutores lembraram que até o próximo dia 20 estão abertas as inscrições para técnico subseqüente, voltado especialmente para pessoas que já concluíram o ensino médio, e que desejam ter um curso técnico profissionalizante. Márcio Gondim afirmou que possivelmente em 2011 o Campus Salgueiro do IFET oferecerá também o Curso Integrado, para quem ainda cursa o ensino médio.

O IF Sertão em Salgueiro oferece vagas para cursos com duração de 02 anos, nas modalidades de Técnico em Edificações, com 35 vagas de manhã e 35 à noite, Técnico em Agropecuária, também com 35 vagas no turno da manhã e outras 35 à tarde, além de Técnico em Informática, com 25 vagas a tarde e 25 à noite. As inscrições custam o valor simbólico de R$ 20, podendo ser feitas no site do IF Sertão.

Conheça detalhadamente cada curso:

Técnico em Edificações – É apto a analisar condições técnicas, econômicas e ambientais, conhecer as características e aplicação de materiais e componentes; definir processo de execução de instalações elétricas; conhecer as características e os métodos de utilização de instrumentos de registro e de medição elétrica; conhecer e avaliar os tipos característicos e aplicação de máquinas, equipamentos, ferramentas e definir processos de execução de manutenção preventiva e corretiva.

Técnico em Agropecuária – É um profissional com competência para atuar na identificação de oportunidades de negócios, no planejamento, implantação, manutenção e gerenciamento de projetos agrícolas e de exploração de animais domésticas de pequeno, médio e grande porte. Pode também atuar na área de serviços de inspeção de produtos de origem animal, bem como na orientação do preparo da infra-estrutura necessária aos cultivos.

Técnico em Informática – Pode trabalhar na execução de atividades como: instalar e configurar computadores, isolados ou em rede, periféricos e software`s; conhecer o funcionamento entre componentes de computadores e seus periféricos; analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais; criar algoritmos através de divisão modular e refinamento sucessivos; selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais; aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software`s; identificar arquiteturas de redes; identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação.

A expectativa é que o Campus Salgueiro, que já está totalmente construído, comece a funcionar agora no segundo semestre do ano. O concurso para seleção do quadro pedagógico do instituto, acontecerá no próximo domingo (13). Já a seleção dos alunos, será no dia 20 deste mês.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

3 comentários sobre “Conheça detalhes dos cursos técnicos oferecidos no Campus Salgueiro do IFET