Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Univasf consegue a escritura definitiva do terreno da antiga estação ferroviária para construção do Campus Salgueiro

Depois de muito imbróglio, burocracia e polêmica, finalmente a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conseguiu a escritura definitiva do terreno da antiga estação ferroviária para a construção das instalações definitivas do Campus Salgueiro. Desde 2021 a universidade tentava obter a renovação da doação do terreno junto à prefeitura, mas encontrou resistência por mais de 2 anos, porque a atual gestão queria transferir a obra para o outro local da cidade.

Em 2022 ocorreu uma grande polêmica na cidade, quando a Câmara de Vereadores aprovou um projeto do Poder Executivo autorizando a renovação da cedência da área e a universidade começou o trabalho de cercamento do terreno, mas foi impedida de prosseguir pela prefeitura. Poucos meses depois, ocorreu a festa de São João no local.

Na manhã dessa terça-feira, 27, o reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, recebeu a escritura definitiva do terreno, acompanhado do secretário de Infraestrutura da universidade, Sérgio Motta Lopes, e do prefeito Universitário, João Pedro da Silva Neto. “Esta é uma grande conquista da nossa comunidade acadêmica na cidade de Salgueiro, que em breve verá o Campus da Univasf em construção”, afirmou.

Segundo a Univasf, a obra de cercamento do terreno de 88 mil metros quadrados já está sendo concluída e também já estão em andamento os trabalhos de adequação dos armazéns da antiga estação ferroviária. Inicialmente as duas edificações da antiga Rede Ferroviária Federal irão abrigar alguns laboratórios, a biblioteca e uma estrutura renovada do Teatro Alaíde Conserva. Depois, a universidade envidará esforços para começar as obras do prédio principal do campus.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Univasf consegue a escritura definitiva do terreno da antiga estação ferroviária para construção do Campus Salgueiro