Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UNE é suspeita de ter fraudado convênios com Ministério

uneAliada do governo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) fraudou convênios, forjou orçamentos e não prestou contas de recursos públicos recebidos nos últimos dois anos. A entidade chegou a apresentar documentos de uma empresa de segurança fantasma, com sede na Bahia, para conseguir aprovar um patrocínio para o encontro nacional em Brasília.

Dados do Ministério da Cultura revelam que pelo menos nove convênios celebrados com a UNE, totalizando R$ 2,9 milhões, estão em situação irregular – a organização estudantil toma dinheiro público, mas não diz nem quanto gastou nem como gastou.

O jornal O Estado de S.Paulo analisou dois convênios com prazo de prestação de contas expirado no ministério: o Congresso Nacional da UNE, realizado em julho, em Brasília, e o projeto Sempre Jovem e Sexagenária, celebrado em 2008, que tinha como meta produzir – até 4 de junho – 10 mil livros e um documentário sobre a história estudantil secundarista. O presidente da entidade, Augusto Chagas, de 27 anos, promete devolver o dinheiro, se forem comprovadas irregularidades.

Apesar de o governo ter repassado R$ 826 mil para os projetos, a entidade, mesmo cobrada, não entrega extratos bancários e notas fiscais, nem cumpre a “execução dos objetivos”, os livros e o documentário. Sobre os livros, uma cláusula do contrato diz que a UNE teria 60 dias para prestar contas, a partir de junho, ou restituir em 30 dias as verbas não usadas. Não fez nem uma coisa nem outra.

Fonte: Agência Estado

Um comentário sobre “UNE é suspeita de ter fraudado convênios com Ministério

  1. Tadeu.

    Natal em prol dos encarcerados.

    A Pastoral Carcerária de Salgueiro esta fazendo uma campanha
    em prol dos encarcerados e solicita a sua ajuda para levar um pouco
    de alegria neste natal aos irmãos presidiários.
    Você pode colaborar nos doando;
    Roupas, toalhas, lençóis, sabonetes, escovas, creme dental e sabão.
    As doações devem ser enviadas para:
    Secretaria da Paróquia Santo Antonio.
    Santuário.
    Igreja Santa Cruz.
    Rádios.
    Membros da Pastoral Carcerária.
    Faça suas doações até dia 24 Dezembro de 2009.

    “Estive preso e fostes mim visitar”.