O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (Cepe/UnB) decidiu nesta quinta-feira (11) que vai utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para seleção de alunos a partir de 2014. A admissão para o primeiro semestre letivo da universidade vai ser feita pela nota do Enem e pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). O vestibular será usado para alunos que se candidatarem às vagas no segundo semestre letivo.
A distribuição das vagas será igual entre alunos que se candidatarem a uma vaga pela nota do Enem e pelo PAS. De acordo com o Ministério da Educação, a UnB disponibilizou 2.110 vagas para alunos que desejarem ingressar na universidade pela nota do Enem, de um total de 4.220 vagas, em 97 cursos, para o primeiro semestre de 2014.
Os estudantes que quiserem ingressar na UnB utilizando a nota do Enem devem se inscrever pela internet no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A proposta de adesão ao Enem havia sido apresentada aos institutos e faculdades da UnB em 2012.
Segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a utilização do Sisu tem o intuito de democratizar o acesso à universidade e diminuir o número de avaliações aos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Ele afirma que a iniciativa não deve provocar grandes mudanças no número de estudantes de fora do Distrito Federal.
Fonte: G1 DF