A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Polícia Militar de Pernambuco atuarão, a partir desta segunda-feita, de forma integrada para garantir a segurança dentro e no entorno do Campus Recife. A parceria inclui a implantação do Programa Polícia Amiga. Através do projeto, a PM realizará um policiamento comunitário, focado no enfrentamento das causas da violência na região e no respeito ao cidadão.
O Programa Polícia Amiga tem como meta aproximar a PM da comunidade, possibilitando a interação entre a corporação e os moradores dos bairros onde o programa é desenvolvido. Segundo o coronel José Lopes de Souza, o trabalho promove uma mudança cultural, renovando o conceito da Polícia diante da população. Essa nova imagem estimula a participação popular no combate à violência, resgata a cidadania e aumenta a autoestima dos policiais e da comunidade, numa relação baseada no respeito mútuo e na confiança.
As atividades do programa serão realizadas por policiais destacados especialmente para a área. De acordo com o soldado João Paulo Cazele, aluno do curso de Direito da UFPE e escalado para atuar no Programa Polícia Amiga na área da Universidade, o trabalho será muito gratificante, permitindo a integração com a comunidade. Além dos agentes, uma viatura também irá reforçar a segurança no local.
Fonte: Diário de Pernambuco