A União Europeia afirma que continuará trabalhando para finalizar o acordo entre Mercosul e o bloco europeu até o prazo de 7 de dezembro, estabelecido pelos dois grupos. Numa declaração nesta segunda-feira, a Comissão Europeia insistiu que as negociações têm sido “extremamente construtivas” e que o plano é de que o processo seja encerrado até o final de 2023.
As próximas reuniões entre o Mercosul e a UE estão marcadas para ocorrer em Brasília na próxima sexta-feira e sábado, na sede do Instituto Rio Branco.
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, declarou que poderia retirar seu país do Mercosul, num gesto que abalaria todos os planos de um pacto comercial entre os dois blocos. Ele, porém, assume o governo no dia 10 de dezembro, depois do prazo que Mercosul e UE estabeleceram para que um entendimento fosse costurado.
Dentro do governo brasileiro, o objetivo é o de usar a cúpula do Mercosul no dia 7 de dezembro no Rio de Janeiro para fazer o anúncio de um acordo, o que significaria o estabelecimento do maior e entendimento de livre comércio do mundo.
Para a UE, a meta continua sendo a de entregar um acordo finalizado dentro do prazo estabelecido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Van der Leyen. Em outubro, várias reuniões ocorreram entre os dois blocos e, na última semana, mais uma rodada de negociações foi realizada.
“As negociações estão sendo extremamente construtivas e focadas”, afirmou um porta-voz da UE. “Continuamos trabalhando para uma fechar antes do final do ano”, disse.
Mas existem dúvidas sobre como irão reagir a partir de agora os negociadores argentinos, principalmente com uma equipe de transição sendo estabelecida.
Fonte: UOL