Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Túnel mais longo do mundo terminou de ser perfurado

tunelA ‘obra do século’, que foi iniciada há 15 anos, conta com 57 km de extensão

Terminou de ser perfurado nesta sexta-feira, nos Alpes Suíços, o túnel mais longo do mundo, destinado ao transporte ferroviário. A “obra do século”, como foi apelidada pela imprensa suíça, foi iniciada há quinze anos e alcançou 57 quilômetros de extensão. O novo túnel de Gothard permitirá que em 2017 o transporte entre as cidades de Zurique e Milão seja feito em apenas duas horas e 40 minutos.

“Aqui, no coração dos Alpes Suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos já imaginados”, declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger. Os trens de passageiros vão circular a 250 quilômetros por hora, e as composições de carga atingirão 160 quilômetros por hora – o dobro da velocidade atual. “É um projeto notável”, destacou o comissário europeu de Transportes, Siim Kallas.

A obra, cujo custo já ultrapassou os 7,5 bilhões de euros, desbancará o túnel de Seikan (53,8 quilômetros de extensão), que une as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, como o mais longo do mundo. A partir de 2017, mais de 300 trens poderão passar pelo túnel, um volume muito superior ao registrado pela antiga construção – feita há 128 anos, ela tem apenas 15 quilômetros.

O túnel de Gothard está a 2.000 metros abaixo da terra. Para derrubar toda a parede rochosa que separava suas duas seções, foi usada uma perfuradora gigantesca. Ela foi responsável por retirar 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir o buraco, mobilizando 2.500 pessoas e provocando oito mortes em acidentes.

Fonte: Veja