Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Três missões encontram evidências de água na Lua

Três missões lunares encontraram claras evidências de água, que está aparentemente concentrada nos polos e foi possivelmente formada por ventos solares.As informações, que devem ser publicadas no periódico “Science”, na sexta-feira (25), dão indicações de que a água esteja se movendo, formando e reformando como partículas misturadas na poeira na superfície da Lua.

Carle Pieters, da Brown University, em Rhode Island, e colegas analisaram dados da missão indiana Chandrayaan-1 –a primeira missão indiana à Lua– e encontraram evidências espectrográficas de água.

No entanto, Pieters esclarece: “Quando falamos ‘água na Lua’, não estamos falando em lagos, oceanos ou até mesmo poças. Água na Lua significam moléculas de água e hidroxila [hidrogênio e oxigênio] que interagem com moléculas de rochas e poeira especificamente nos milímetros mais altos da superfície lunar”.

Jessica Sunshine, da Universidade de Maryland, e colegas usaram mapeamento infravermelho da nave espacial Deep Impact para mostrar água em toda a Lua; enquanto Roger Clark, do Serviço Geológico dos EUA, e colegas, usaram um espectrômetro da sonda Cassini para identificar a água.

Fonte: Folha on line