Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

TRE-RS cassa mandato de vereador acusado de comprar votos com obras

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) cassou nesta terça-feira o mandato do vereador de Porto Alegre Cassio Trogildo (PTB), acusado de abuso de poder político eeconômico e compra de votos nas eleições de 2012. Segundo o TRE-RS, a decisão foi unânime entre os seis membros da Corte. Além de ter o mandato cassado, Trogildo também foi declarado inelegível por oito anos.

A ação que resultou na condenação de Trogildo foi proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que viu indícios de irregularidade na campanha do vereador nas eleições de 2012. Segundo o MP, a campanha do político estava centrada em suas ações como secretário de Obras e Viação de Porto Alegre, cargo que havia ocupado em 2008 e entre 2010 e 2012.

De acordo com o TRE-RS, a Corte acatou os argumentos do MP de que Trogildo intermediou a execução de obras não previstas no Orçamento Participativo, como asfaltamento de vias e instalação de nova iluminação, em troca do apoio de comunidades à sua candidatura. Segundo o MP, os locais onde ocorreram obras não previstas no orçamento estão entre as zonas eleitorais líderes em votos para o vereador.

Terra entrou em contato com o gabinete do vereador Cassio Trogildo, que até as 17h20 não havia se manifestado sobre a decisão da Justiça Eleitoral.

Fonte: Terra