Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Tratores israelenses destroem túneis em Gaza; 350 palestinos morreram

mortes-criançasTratores israelenses destruíram neste sábado (19) mais de 12 túneis que, segundo o exército, eram usados pelo grupo palestino Hamas para entrar em Israel pela fronteira com Gaza e atacar seus soldados e civis.

No décimo segundo dia da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, o número de palestinos mortos chegou a 342, entre eles muitos civis.

Em Israel, um foguete lançado de Gaza matou um homem na cidade de Dimona e feriu quatro pessoas, segundo a polícia. Segundo as Forças Armadas de Israel, o grupo Hamas lançou 1.768 foguetes sobre o país desde o início do conflito, há 12 dias.

Os soldados israelenses descobriram 34 passagens que davam para cerca de 12 túneis, alguns com profundidade de 30 metros. Ainda assim, atiradores palestinos disfarçados com uniformes israelenses conseguiram entrar em Israel por Gaza usando outro túnel e mataram dois soldados israelenses e feriram vários outros, segundo o exército. Ao menos um palestino foi morto no tiroteio. O grupo Hamas disse que 12 de seus militantes participaram no ataque e que o grupo conseguiu se apoderar de algumas armas.

A ofensiva israelense por terra começou na última quinta-feira, mesmo dia em que 13 palestinos armados passaram por um túnel de Gaza até Israel perto de uma comunidade ao sul do país – e foram mortos por um míssil assim que saíram do túnel.

Cerca de 50 mil palestinos estão em abrigos da ONU, segundo a agência da organização para os palestinos.

O exército israelense diz que atingiu mais de 2,5 mil alvos em Gaza, incluindo 1,1 mil lançadores de foguete. Segundo as forças armadas, 70 militantes morreram e outros 13 foram levados para interrogatório.

O ministro do exterior egípcio, Sameh Shukri, repetiu neste sábado o pedido para que ambos os lados adotem um cessar-fogo, dizendo que é a única oferta existente. “Atende às necessidades de ambos os lados, vamos continuar propondo, esperamos que aceitem”. Israel aceitou a proposta nos primeiros dias após o início da ofensiva, mas o Hamas negou.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, irá ao Oriente Médio neste domingo para tentar pressionar por um acordo que encerre o conflito.

Fonte: G1

Um comentário sobre “Tratores israelenses destroem túneis em Gaza; 350 palestinos morreram

  1. Machado Freire

    Cada dia eu me distancio mais e deploro o governo Ianque. Os Estados Unidos posam de bonzinhos,mas apoiam essa desgraceira que Israel comete contra crioaturas indefesas da Faixa de Gaza, inclusive velhos e crianças.