Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Terrorismo no Brasil: suspeitos são transferidos para presídio federal

Os dez detidos pela Polícia Federal sob suspeita de praticar o terrorismo no Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (22).

A transferência ocorre no dia seguinte à deflagração da Operação Hashtag, responsável por investigar a atuação de simpatizantes de grupos terroristas como o Estado Islâmico nas redes sociais. Além dos detidos, são investigados dezenas de suspeitos de planejar espalhar o terrorismo no Brasil ao longo da Olímpiada, que se inicia no próximo mês.

Os suspeitos presos faziam parte de um grupo virtual chamado Defensores da Sharia e planejavam adquirir armamentos para cometer crimes no País com o uso de explosivos e fuzis AK-47 – um deles chegou a ser negociado por email com comerciantes do mercado negro paraguaio. 

Até 30 anos de prisão

As investigações da Operação Hashtag começaram em abril com o acompanhamento de redes sociais pela Divisão Antiterrorismo da PF. Segundo a legislação, caso o acusado seja condenado, ele está sujeito a uma pena de 12 anos a 30 anos de prisão, “além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência”.

Fonte: Último Segundo