Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Terreno para construção do Campus Igarassu é doado ao IFPE

É na BR-101, próximo aos limites com Goiana, que será erguido o Campus Ingarassu do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), num terreno de 3 hectares. A doação do terreno ocorreu no final da manhã desta quinta-feira (6), numa cerimônia realizada na sede do poder Executivo local. O prefeito, Márcio Ricardo, e a reitora do Instituto, Cláudia Sansil, assinaram a escritura pública que formaliza a doação.

A próxima etapa será a obra de terraplenagem, que será realizada com recursos da Prefeitura. Depois, será a vez de dar início a construção do prédio com salas de aula, laboratórios, setores administrativos, biblioteca e auditório, além de infraestruturas como área de convivência e estacionamentos. Inicialmente, serão oferecidos os cursos de Informática para Internet, Logística e Química.

“Este é um momento histórico e simbólico, pois representa toda uma construção que ocorre há algum tempo. Através desta assinatura, consagramos vários sonhos. Os cursos que ofereceremos transformarão pessoas, que, por sua vez, transformarão a sociedade, como ensina Paulo Freire. Certamente, os jovens de Igarassu serão cidadãos mais felizes pois poderão desfrutar do maior bem público, que é a educação”, ressaltou a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.

“Enfrentamos uma grande luta para entregar este equipamento a Igarassu. Não se trata somente de uma escola. O que por si só já justificaria todo o nosso empenho. Trata-se de todo o seu entorno. Um novo polo que garantirá o desenvolvimento de nosso município. Por isso, a entrega desse terreno representa uma satisfação para Igarassu, que não daria para expressar através de palavras”, comemorou o prefeito Márcio Ricardo. Na ocasião, ele lembrou que a cidade é a primeira do Nordeste a garantir o Passe Livre. Uma conquista que beneficiará também os futuros estudantes do campus Igarassu do IFPE.

Além de Igarassu, os municípios de Abreu e Lima, Cabo, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares e Paulista receberão novos campi do Instituto. Os cursos que serão inicialmente oferecidos foram escolhidos em audiências públicas com a presença da sociedade civil de cada localidade. As vagas para a contratação dos novos servidores, entre professores e administrativos, já foram liberadas e um novo concurso será realizado para contemplar cargos que não foram oferecidos no último certame.  (Da assessoria)