Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

TCU multa ex-prefeito Clebel Cordeiro por ter feito rateio de precatórios do Fundef entre profissionais da educação

No dia 24 de janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) multou o ex-prefeito de Salgueiro Clebel Cordeiro por ter feito o rateio dos precatórios do Fundef, na ordem de mais de R$ 5 milhões, entre os profissionais do magistério no período de setembro a dezembro de 2020. Clebel distribuiu recursos da indenização para os professores que estavam em atuação na Rede Municipal de Ensino entre os anos de 2001 e 2006, e acabou multado em R$ 20 mil.

Conforme a decisão do TCU, o rateio foi feito de forma irregular, porque o órgão determinou que a prefeitura “não aplicasse os recursos provenientes de precatórios do Fundef para pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários, remunerações ordinárias, ou de outras denominações de mesma natureza, aos profissionais da educação, por não configurarem despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE)”.

Clebel apresentou defesa no âmbito do processo, alegando que fez a distribuição dos recursos atendendo solicitação dos servidores municipais, por meio do sindicato da categoria, mas o TCU afirmou que a decisão foi dele e aplicou a punição. Leia o acórdão completo neste link.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “TCU multa ex-prefeito Clebel Cordeiro por ter feito rateio de precatórios do Fundef entre profissionais da educação

  1. Djalma André da Silva

    É BRASIL FOI MULTADO POR TER FEITO O BEM AOS PROFESSORES QUÊ A MUITO TEMPO LUTAVA PARA TER ESSE DIREITO.

  2. José Vieira

    O cara procura fazer o bem, beneficiando os profissionais da educação e vem esse TCU, com picuinhas procurando um meio de arrecadar fundos pra o estado procurando multar a quem valorizou esses verdadeiros servidores, se era direitos e tinha dinheiro em caixa, pronto resolvido a situação, vai pagar a multa mas nunca houve mal vontade desse prefeito, pura perseguição…mas Deus é mais e nunca vai abandonar esse ser de um coração enorme.