Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sítio arqueológico é encontrado em obra do Minha Casa, Minha Vida

Em São Luís (MA) uma escavação para a construção de condomínios do Minha Casa, Minha Vida encontrou esqueletos e diversos itens arqueológicos enterrados em um sambaqui, um monumento pré-histórico que pode ser mais antigo que as pirâmides do Egito .

Ao todo, quarenta e três esqueletos humanos foram encontrados na obra no bairro Vicente Fialho, em São Luís. Ao todo, mais de 100 mil fragmentos de ferramentas de pedra, carvão, ossos, conchas e cerâmicas foram localizadas.

Essa não é a primeira vez que um sambaqui é localizado em São Luís durante obras de engenharia. Em 2011, durante as obras de construção de uma Via Expressa, foi descoberto o sambaqui Vinhais Velho, também em São Luís.

Mas o que é um sambaqui?

Um sambaqui é considerado um sítio arqueológico e é formado pelo acúmulo de restos de animais e sedimentos. Os sambaquis são morros que foram construídos por diversas gerações de povos pré-históricos, que habitavam a região há cerca de 8 mil anos atrás. Especialistas afirmam que alguns sambaquis podem ter 30 metros de altura.

Segundo especialistas, os sambaquis podem ter sido utilizados para acumular restos de cozinha, com fins funerários ou até mesmo para marcar território, e nesse caso, seriam vistos à distância.

Fonte: IG