Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sistemas simplificados de abastecimento serão construídos em Cabrobó, Petrolândia e outros municípios pernambucanos pelo Novo PAC

O Governo de Pernambuco divulgou nessa sexta-feira, 10, que nove projetos do Estado foram contemplados pelo Novo PAC Seleções para obras de saneamento rural e devem receber cerca de R$ 48 milhões em investimentos. Serão construídos sistemas simplificados de abastecimento em comunidades rurais de Cabrobó, Petrolândia, Caruaru, Bezerros, Betânia, Vitória de Santo Antão, Jataúba, Palmares e Tupanatinga.

Com estruturas menores que os grandes sistemas, os sistemas simplificados são a solução mais viável de abastecimento para territórios rurais, pois custam menos e são construídos em tempo mais hábil. Geralmente são compostos por uma estrutura de captação de água, uma adutora, uma estação de tratamento e uma rede de distribuição. Na atual gestão do Estado já foram inaugurados 12 sistemas simplificados, todos no Sertão.

“Recebemos com muita alegria o resultado do Novo PAC, mas este é um esforço que requer muito mais recursos. Por isso, temos trabalhado com a perspectiva de acessar outras fontes de financiamentos – nacionais e internacionais – para dar escala a esse processo de começar enfim a trazer a cidadania para o povo que reside na zona rural do nosso Estado, que nunca foi enxergado da forma que merece, tendo garantido seu direito de acesso a água”, comentou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota