Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Servidores pressionam vereadores para votarem LOA e PCCR, mas não conseguem

Dezenas de servidores municipais de Salgueiro, principalmente da área da saúde, se dirigiram na manhã desta quinta-feira (08) para a Câmara Municipal de Vereadores com o objetivo de pressionar os vereadores a votarem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações da Saúde (PCCR da Saúde). Não obtiveram sucesso na investida. Mesmo vaiando alguns vereadores da oposição, como Antônio Pires e Alvinho Patriota, e até mesmo o presidente da casa, Márcio Nemédio, os servidores saíram da câmara sem uma resposta concreta para a celeuma que se criou em torno do PCCR da categoria.

A prefeitura alega que sem a aprovação da LOA para 2012 não terá dinheiro para aumentar o salário dos profissionais municipais da saúde. Entretanto, o projeto orçamentário foi reprovado no início desta semana e não estava na pauta da reunião desta quinta. Já o PCCR da Saúde foi enviado para a casa legislativa com erros e teve de retornar para o Poder Executivo. A reunião de hoje foi marcada pela pressão dos servidores em cima dos vereadores, sobretudo daqueles que reprovaram a Lei Orçamentária, justificando que o prefeito queria governar através de decreto e que projeto apresentava ‘erros gritantes’.

O encontro legislativo de hoje começou por volta das 10h e só terminou depois das 13h, após a votação de dois simples requerimentos. Alguns servidores afirmaram que só deixariam a câmara depois que os vereadores aprovassem a LOA e o PCCR da saúde, porém, o vereador Alvinho Patriota deu a cara à tapa, foi para a tribuna e afirmou que não vota projetos sob pressão. Pediu que o presidente da câmara, Márcio Nemédio, lesse a ordem do dia, colocasse a pauta em votação e expôs que se retiraria da casa legislativa após a votação. Foi vaiado pelos servidores, mas se manteve calmo e não revogou o voto sobre o orçamento.

Consenso

Depois de muito debate sobre o orçamento reprovado no dia 5 de dezembro, o vereador Alvinho propôs que o prefeito reenviasse o projeto com as modificações contidas na emenda de sua autoria, que foi rejeitada pelos vereadores da situação, resultando na não aprovação da LOA. O prefeito enviou uma proposta através da vereadora Fátima Carvalho, que não foi divulgada pelos vereadores. O grupo oposionista se reuniu com alguns parlamentares da situação e após cerca de 20 minutos, voltaram para o plenário sem um consenso.

Foi concedido um espaço na tribuna para uma servidora da área de saúde, que justificou a presença dos servidores na casa, explicando que o PCCR é um antigo sonho da categoria “que estava sendo jogado pelo ralo com a reprovação do orçamento”. A agente comunitária de saúde ameaçou os vereadores dizendo que os servidores só deixariam a casa legislativa depois que os vereadores votassem a LOA e a PCCR. Alvinho Patriota retrucou logo em seguida. “Não voto projetos sob pressão e nós não podemos votar o inexistente. Esses projetos não estão aqui”, disse.

Na sequência, Nemédio colocou a pauta do dia em votação, neste meio tempo, sete vereadores apresentaram um requerimento solicitando que o prefeito de Salgueiro envie um novo projeto de lei da Lei Orçamentária Anual para ser votado na câmara. O intento foi aprovado por unanimidade. Logo em seguida a reunião dada por encerrada, com um encontro legislativo programado para a próxima segunda-feira (12).

Por Chico Gomes

15 comentários sobre “Servidores pressionam vereadores para votarem LOA e PCCR, mas não conseguem

  1. Marta

    Veja nos comentários o nome desse Fernando Grassi é filho de Claudio Grassi, diretor da prefeitura, diretor do sr prefeito. Até ele duvida da honestidade.
    a cova ta cavada, a trupe toda ta pulando fora
    diretores, secretarios todo mundo falando muinto mal do coronel

  2. EDNA LIMA MOURA

    GOSTARIA DE PARABENIZAR AQUELES QUE CONHECEM E RESPEITAM O TRABALHO DOS SERVIDORES DA SAÚDE DE SALGUEIRO MAS TAMBÉM DA POPULAÇÃO EM GERAL, PORQUE QUANDO SE RETROCEDE EM PROCESSOS COMO VOTAÇÃO DE PROJETOS PRIMORDIAIS PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTÁ SE INDO CONTRA A POPULAÇÃO. É LOUVÁVEL QUEM CONHECE A LUTA DOS SERVIDORES, E LEMBRANDO QUE OS SENHORES VEREADORES ESTÃO LÁ PARA REPRESENTAR A POPULAÇÃO EM GERAL E NÃO EXISTE OPOSIÇÃO OU SITUAÇÃO. E SIM COMPROMISSO COM A VERDADE E JUSTIÇA.

  3. arnaldo luciano de alencar

    Se os senhores vereadores aprovarem a LOA,fora do prazo estabelecido por lei,estão os mesmos contra as leís e rasgando a contituição federal,estadual e até mesmo o regimento interno da camara,se isso acontecer é melhor fechar a camara e mandar as chaves para o senhor prefeito.

  4. Josenilda Farias

    Meire querida em momento algum expressei que o projeto não foi votado ou vc não entedeu que houve erros e nenhum vereador da situção a corrigiu,depois que foi derrotado o projeto,nós servidores da saúde que desde o meio do ano vem estudando em reuniões o PCCR,e o municipio de Salgueiro pactuou com o MS,que até outubro de 2012 iria criar e implantar o PCCR da saúde e como houve um movimento dos enfermeiros e odontólogos e muitas categorias se uniram para apoiar esse movimento e apartir deste momento foi acertado com as categorias a criação antecipada do pccr,certo e quanto a LOA foi derrotada nós estavamos querendo que os vereadores entrasse no consenso,para reapresentação da loa e votação e o nosso colega jurista falou com toda firmesa que era possivél e depois retrocedeu,e nós precisariamos apenas de 7 votos e no dia 08 deste foi feito o requerimento para reapresentação e votação do projeto novamente,consiguimos os 7 votos necessarios para reapresentar o projeto os outros 3 pode votar contra,mas sabendo que não é contra os servidores e sim contra o povo salgueirense e em seguida a votação do pccr,e não baixei espirito de juiz e muito menos morri pois tenho uma vida para frente e quem sabe não baixarei eu serei,sua critica foi maravilhosamente suficiente para que eu não deixe o meu sonho morrer,querida nem toda pessoa juridica entende e interpretam as leis da mesma forma,porque se não pra que tanto estudo.Um exemplo foi eu pedir orientações ao nosso colega pra me desfilar do pt e simplesmente ele pediu xerox dos documentos necessarios que me desfiliaria via internet,e eu ainda questionei que quem tinha que me desfiliar era o partido e ele disse que qualquer pessoa podia,então confiei é juridico,e em seguida me cnvenceu de afiliar ao pv no dia 30 de setembro e acetei,então no dia 18 de novembro recebo uma correspondencia da justiça eleitoral informando que eu deveria comparecer até o dia 7 deste,então preocupada liguei para nosso colega Alvinho então pediu que eu mandasse o documento,mas nao tive condições de mandar e até mesmo porque eu tinha que comparecer no prazo determinado e para minha surpresa quando cheguei na justiça eleitoral eu tive que me explicar porque estava afiliada a dois partido politico,mais a juiza ja tinha determinado o veredito final deixando-me livre sem nenhuma filiação apenas assinei a sentença que estava ciente que não estava afiliada a nenhum partido,então entendo que posso trabalhar para aquele candidato que nos apoia então para vc entender que nem toda pessoa juridica entende da mesma forma,pos eu achava que eu ia me explicar e escolher um dos dois partidos que eu queria ficar mas…e pra vc ter idea o enem do ano passado eu não enrei na facudade de belém do são francisco pr um décimo e nem todas as pessoas tem as mesmas oportunidades e por tanto se imitam nas coisas boas que o Brasil oferece.Ee quiser fazer comentarios pode citar o meu nome se for dirigido a minha pessoa não sou juiz,mais sei me defender.

  5. Meire

    Quem eu não sei, mais alguém com espírito de juiz disse, que a casa não seria desocupada se não fosse votado o projeto, entendo que houve a votação. Tenho certeza que morreu um juiz hoje e o espírito baixou na câmara de vereador.

  6. Meire

    ESTE VEREADOR EDNALDO BARROS, SÓ PODE É ESTÁ MESMO DE DEBOXE CONOSCO, CONFESSO QUE NÃO ENTENDI A SUA PRECUPAÇÃO VEREADOR, HOJE QUANDO OS VERADORES DA OPOSIÇÃO PEDIRAM O PROJETO QUE APROVARIAM AINDA HOJE, O SENHOR DISSE QUE NÃO DARIA PARA ANALISAR ERA PRECISO DE 15 DIAS, TENHA SANTA PACIENCIA! SINCERAMENTA QUAL É A SUA PREOCUPAÇÃO ? ESTÁ DESCONFIANDO DE QUE? JÁ QUE ESTAVA VINDO DAS MÃOS DO SEU PREFEITO? POR QUE ANALISAR ERROS DO PREFEITO NÃO É O SEU CASO, POIS O PROJETO REIJEITADO O SENHOR TEVE NAS SUAS MÃOS POR MUITOS DIAS PARA A SUPOSTA ANALISE, E NÃO CONSTATOU NENHUM ERRO, OU O SENHOR É O TAPIA PARA NOS ENROLAR E GANHAR TEMPO? NÃO SOBESTIME A INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS. FICOU MAIS QUE PROVADO QUE QUEM VOTOU CONTRA AO QUE NOS ENTERESSAVA FORAM VOCÊS MESMO DA SITUAÇÃO, POR QUE SÓ FOI OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO NÃO TEREM ACEITO OS ITENS ERRADOS, PARA O SENHOR O PROJETO ACABOU… E COMO SERÁ QUE SEU ELEITORES COMO SERÁ QUE SEUS ELEITORES ESTÃO VENDO ESSAS SUAS ATITUDES DE MARIA VAI COM AS OUTRAS AGORA HEM VEREADOR ? O LEMA AGORA DEVE DE SER ESTE, “ ELEITO POR NÓS E TRABALHANDO CONTRA NÓS”

  7. Josenilda Farias

    Sinto muito quem sentiu-se ameaçado por uma simples servidora,mais varios vereadores principalmente da oposição disseram que se o prefeito mandasse os projetos votariam pois tinha tempo o suficiente para esperar,então com tanto debates, acredito que representei os servidores da forma honesta e fidedigna,porque jamais ameaçaria ningém pois esse defeito graças ao meu Bom Deus eu não tenho e não somos manobrados e nem manipulados por ninguém,seja da situação ou oposição até porque na casa Epitacio Alencar não tinha só servidores da situaçao,por tanto nós falo pela categoria que represento estamos do lado daqueles que nos apoiam e aresposta para isso daremos nas urnas,onde,varios já estam precipitados com campanhas eleitoreira,sinto muito,mas não senti que fui derrotada porque a luta continua e no dia 12 deste estaremos em movimentação novamente,pois o requerimento foi assinado por sete vereadores para o reenvio da LOA,foi um ponto positivo porque Paulo Afonço cumpriu com a sua palavra que entava no concenso da reapresentação da LOA e assinou o requerimento,e você amigo Alvinho que conhece luta sindical,me entristesse muito por você não compreender o nosso movimento.Fique na paz e aceite o meu comentário.A UNIÃO FAZ A FORÇA!

  8. Anna Maria

    Desde o incio da administração Marcones Liborio, os servidores municipais da saúde não recebem aumento em seus vencimentos.
    Médicos pediram exoneração pois o gestor acha que apenas pagando em dia(não há merito nenhum no feito)manteria a classe trabalhando.O sr prefeito foi as emissoras de radio e bradou que contrataria qualquer medico que se candidantasse ao cargo.Nenhum apareceu.O salario não é digno da classe.
    Dentistas enfermeiros,veterinarios, assistentes sociais e outros profissionais, ainda se submetem vergonhosamente pelo salario não condizente pago pela PMS.
    A polemica está formada, os vereadores da oposição,mostraram coragem e não se submeteram as vontades do gestor que quer fazer da casa Epitacio Alencar o seu reduto de vontades.
    Tomei admiração pelo vereador que teve a hombridade, a coragem de dizer um NÂO as pretensas vontades do mandatario , mostrando que não se curva aos desejos da situação, nem baixa a cabeça quando enfrentado.
    Lamentavel a posição de alguns edis que, cabisbaixos, coisa que antes de assumirem mostravam-se corajosos e atuantes com vontade de trabalhar em beneficio do municipio e seus municípes,hoje escondem-se em baixo das asas do poder,talvez por medo, ou por enncontrar vantagens em seguir um governo que nos tres anos nada fez, e agora em vespera eleitoral quer mostrar seu valor.
    Parabéns aos corajosos vereadores da oposição, parbéns ao Sr Alvinho Patriota,que enfrentou alguns funcionarios revoltados que no fundo deveriam ter brigado pelo seus salarios, desde o inicio do governo atual, e não ter esperado todo este tempo pelo ano pre eleitoral, onde o prefeito posa de bonzinho.

  9. Alice

    Os funcionários minicipais da saúde ali presentes, sem respeito algum ao próximo, vaiaram alguns vereadores da oposição e no final, eles estavam fazendo pressão pra nada pois o projeto da saúde nem estava na pauta.Foram enganados sim, mas pelo senhor prefeito e vereadores da situação.

  10. Fernando Grassi

    Gostaria muito de analisar esse projeto, mas o q vejo por enquanto é pura politicagem de ambos os lados, onde so quem sai perdendo é a população!

  11. Lúcia cruz

    UKKKKKKKKUKKKKURRRUUUU…. a máscara caiu Dr. Marcones. Mostre a sua cara na Câmara de Vereadores, o povo já tá sabendo quem é você. Vamos cantar juntos : ONDE TÁ O DINHEIRO, ONDE TÁ O DINHEIRO… O GATO COMEU, O GATO COMEU….. OU SEJA A ZEBRA TÁ COMENDO E É MUITO…. E TÁ QUERENDO MAIS….. >>>>> Valeu vereadores da oposição!!!!!!!!

  12. CARLLA

    PARABENIZO OS ILUSTRES VEREADORES DA OPOSIÇÃO, POR NÃO SE VENDERAM AOS CAPRICHOS E ARROGANCIA DO PREFEITO, O MESMO NÃO ACONTECE COM O VEREADOR BIU BENICIO QUE FOI TRAIDO PELO NOBRE PREFEITO, QUE DIZIA QUE APOIAVA PARA PRESIDENTE DA CAMARA E POR BAIXO PASSOU UMA RASTEIRA, VEREADOR TENHA VERGONHA ALEM DE NAO FAZER NADA PELA POPULAÇÃO E SIM SÓ BENEFÍCIO A SI PRÓPRIO E SUA FAMÍLIA NÃO TEM TEM AMOR PRÓPRIO. E EDNALDO BARROS AMIGO DA DONA DE CASA. POR FAVOR EITAS VEREADOREZINHO QUE NOS ENVERGONHAM. TOMEM VERGONHA NA CARA SE VENDEREM EM TROCA DE FAVORES PARA SI MESMO .

  13. Marcos Sá

    Mais uma vez meus parabéns aos vereadores da oposiçao, como disse o Blog do Magno a época do coronelismo acabou Sr. Prefeito, os vereadores não são contra o PCCR da Saúde e se o senhor é realmente a favor, aceite as emendas do Vereador Alvinho e mande o projeto de sua autoria apenas com 6 artigos, suprindo todos aqueles que dariam ao senhor o poder de uma ditadura. Com isto feito, o Orçamento é aprovado com os 105 milhões e o PCCR também é aprovado, é um fato simples de se resolver, não acha?
    Agora se o Sr. deseja medir forças, queda de braço, ser arrogante por motivos do seu próprio EGO, aí realmente não vai ser aprovado nada, isso só depende do Senhor. Portanto pelo bem da população, seja mais consciente, não tente ficar jogando a população contra os vereadores de oposição, pois isto não vai sofrer efeito nenhum, todos que compõem aquela bancada são suficientemente maduros e inteligentes e não irão lhe entregar um cheque em barnco em pleno ano de eleição.
    E digo mais, vá à Câmara, mostre a cara, num fique se escondendo com medo de enfrentar a população, fica fazendo reuniões às escondidas para jogar os servidores contra Alvinho Patriota, Antônio Pires, Gualberto e Paulo Afonso, segunda vá lá e leve o projeto do PCCR, que eu tenho certeza que será votado e aprovado por unanimidade.

  14. Anna Maria Simplício

    Será que os servidores da área da Saúde ainda não entenderam que não tinha projeto a ser aprovado a seu favor?
    Como que apoiam uma aprovação cuja destinação dos recursos não tem destino certo?
    Como a prefeitura pode alegar que sem a aprovação da LOA para 2012 não terá dinheiro para aumentar o salário dos profissionais municipais da saúde se o suposto projeto que o senhor prefeito quer que seja aprovado não mostra o destino das verbas?
    Será muita inocência em acreditar em meras palavras? ‘Palavras ao vento não tem peso.’
    Como que um administrador, que precisa do voto do povo para está onde está, quer ter suas próprias atitudes sem que seja consultada a nossa vontade, que é demostrada através de nossos representantes(VEREADORES)?

    Nessa novela pude me surpreender muito com atitudes de certos vereadores, que acredito que só tomaram tal posição por razão de eu partido e de não fazer parte da oposição, se corrompendo!