Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Senado Federal realiza audiência pública em Petrolina

Alexandre justino1O Senado Federal realizou na última sexta-feira (10) uma audiência pública em Petrolina, tendo como foco a crise hídrica no Vale do São Francisco. Os principais encaminhamentos da audiência foram reduzir a vazão da Barragem de Sobradinho, de mil para 900 metros cúbicos por segundo, e realizar obras emergenciais para garantir água às plantações.

Solicitada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a audiência foi coordenada pela senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente da comissão de Reforma Agrária e Agricultura e contou com a participação do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo, do secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, prefeitos da região, deputados federais e estaduais.

O debate contou com mais de 200 pessoas, entre trabalhadores rurais, colonos e produtores, que lotaram o auditório do Sest/Senat. As propostas definidas na audiência serão encaminhadas para o Governo Federal. “Temos urgência nestas ações, nos próximos meses a fruticultura irrigada pode entrar em colapso, arriscando as lavouras e milhares de empregos”, alertou Fernando Bezerra.

Os pequenos agricultores (de propriedades de 5 até 20 hectares) somam 94% do total de 120 mil hectares plantados no Vale do São Francisco. A região abriga uma cadeia produtiva que movimenta em torno de R$ 2 bilhões. São cerca 30 mil hectares em produção de frutas, atividade responsável por mais de 200 mil vagas de trabalho e pela exportação de 90% da produção brasileira de uva e manga.

No decorrer da audiência foram ouvidos técnicos do governo Federal e Estadual, bancos e Chesf, além de agricultores e trabalhadores do setor. “No dia seguinte ao Ibama autorizar a diminuição da  vazão, a ANA irá fazer. As soluções aqui devem ser compartilhadas, porque esse é um problema de todos”, garantiu Vicente Guillo.

Fernando Bezerra adiantou que no começo da próxima semana terá uma reunião com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para entregar as reivindicações da audiência pública e pedir velocidade para as medidas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota