Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salgueiro se destaca nas ações do Pacto Pela Vida

pacto_pela_vidaO município de Salgueiro está se destacando nas ações do Pacto Pela Vida e caminha para ser o único de Pernambuco, de médio ou grande porte, com taxa de homicídio dentro da faixa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável. Na outra extremidade estão os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana de Recife, que constituem o maior foco de assassinatos e, só no ano passado, registraram 452 vítimas.

No próximo mês o programa Pacto Pela Vida completa oito anos. Ele foi criado pelo ex-governador Eduardo Campos, por meio da Assessoria Especial para a Segurança Pública e da encomenda de um diagnóstico sobre violência em Pernambuco, com a participação de 16 câmaras temáticas, formada por integrantes dos três poderes e de entidades da sociedade civil organizada.

Quando foi lançado o Pacto Pela Vida, Pernambuco era o estado nordestino com a maior taxa de homicídios, ao lado de Alagoas. Passados oito anos, Pernambuco reduziu em 33% o número de assassinatos, mas no ano passado registrou um revés inédito, ao contabilizar pela primeira vez um aumento de 9,5% no número de assassinatos em relação ao ano anterior.

O desafio de Paulo Câmara é reestruturar o programa, um dos maiores trunfos de seu padrinho político. Algumas ações já foram anunciadas, como o deslocamento de 177 policiais militares e 28 viaturas para as Áreas Integradas de Segurança de Jaboatão e Cabo, além de publicar decreto colocando o sistema prisional em estado de emergência. Câmara também decidiu que retomará as reuniões de monitoramento do Pacto Pela Vida, sempre às quintas-feiras.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota