Salgueiro: Loteamento Novo Everest passa a se chamar bairro Chico Rosa

Saiu no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco nesta terça-feira, 27, a Lei Municipal nᵒ 2.333/2021, que altera o nome do Loteamento Novo Everest para bairro Chico Rosa, em Salgueiro. A proposta de autoria do vereador Emmanuel Sampaio foi aprovada na Câmara de Vereadores no dia 7 de julho e sancionada pelo prefeito Marcones Sá em 20 de julho.

Quem foi Chico Rosa

Francisco Rosa Filho, conhecido como Chico Rosa, nasceu em Floresta no dia 3 de agosto de 1931, mas viveu a maior parte de sua vida em Salgueiro. Aos 21 anos, foi tentar a sorte em São Paulo, em meados dos anos 50. Na capital paulista, conseguiu uma parceria para revender carros em Salgueiro.

Seu instinto empreendedor o fez progredir financeiramente e lhe deu condições de regredir ao Sertão pernambucano no final dos anos 60. Com o dinheiro adquirido com muito suor, comprou terras em Salgueiro e chegou a doar muitas delas a famílias carentes. Seu objetivo era fazer a cidade crescer.

Depois de retornar a Salgueiro, fundou o bairro Granja Aurora, onde fixou residência. Depois expandiu a cidade, criando o loteamento Primavera. Em seguida criou o Jardim da Saúde e fez o Loteamento Novo Everest. Esses quatro bairros triplicaram o tamanho de Salgueiro.

Chico foi um comerciante de visão, pai e cidadão exemplar. Um homem visionário à frente de seu tempo. Ele faleceu no dia 2 de fevereiro de 2008, aos 76 anos, de infarto fulminante.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Salgueiro: Loteamento Novo Everest passa a se chamar bairro Chico Rosa

  1. Izilda Antonia de Sá

    São conhecidos, realmente, e juridicamente, as origens de alguns dos loteamentos citados? Eu conheço, por motivos de informações de Cartórios aí de Salgueiro, que solicitei serviços.