Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Reajuste da água entra em vigor a partir de hoje

Para não ter uma desagradável surpresa na lista de despesas fixas do mês, o consumidor pernambucano deve ficar atento. A partir de hoje, começa a vigorar o reajuste de 8,60% nas contas de água. O aumento atinge todos os clientes da Compesa, à exceção das 284 mil famílias que pagam a tarifa social. Para minimizar os efeitos do aumento, o consumidor poderá lançar mão de algumas estratégias para evitar o desperdício. Consertar imediatamente qualquer tipo de vazamento é primeiro passo.

O reajuste foi homologado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), através de publicação no Diário Oficial do Estado no último dia 22. Fixado acima dos índices de inflação, o aumento foi recebido com críticas por alguns setores, que trazem de volta a discussão sobre a necessidade de a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) reduzir as perdas no sistema de distribuição de água.

Segundo a própria Compesa, 57% da água produzida é perdida em vazamentos, furtos e subtarifação. Só no Grande Recife, por mês, são localizados 7 mil vazamentos. O uso doméstico, embora represente 20% do consumo total no Brasil, atrás da agricultura, que utiliza 70% da água, é um dos vilões. Atitudes como lavar a calçada com mangueira e deixar chuveiros abertos ao se ensaboar consomem, respectivamente, 279 litros e 135 litros em 15 minutos.

Fonte: JC online