Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Racionamento de energia é a última alternativa, diz operador do sistema

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse hoje (6) que, mesmo não havendo possibilidade de o país passar por racionamento nos próximos meses, é importante racionalizar o uso da energia.

Chipp explicou que, economizando energia elétrica, o brasileiro criará condições para diminuir o uso da fonte térmica, mais cara que a elétrica. Segundo ele, quando usada, a energia térmica acaba por encarecer também a conta de luz.

“A última coisa que a gente vai decretar é racionamento de energia”, afirmou Chipp durante evento promovido pela Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine). Ele acrescentou, no entanto, que 2015 continuará a ter tarifas elevadas até que a hidrologia esteja definida.

De acordo com o diretor do ONS, em vez de racionar energia, o mais indicado é baixar oconsumo, porque, diminuindo o gasto, reduz-se a necessidade de acionamento das térmicas. “Eu sempre digo: um programa visando à economia e a evitar o desperdício [de energia] é muito bom, independentemente de a chuva estar boa ou não. Outra coisa é racionamento, que é um decreto do governo, quando não há mais recurso nenhum para atender à carga. O negócio é economizar [energia proveniente de] térmicas”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários sobre “Racionamento de energia é a última alternativa, diz operador do sistema

  1. carlos souza filho

    ibecil, e os votos de sao paulo, minas, parana,santa catarina,e de milhoes de nordestinos que nao recebe o bolsa familia,que votou em dilma,se conforma é o melhor que tu faz.

  2. Machado Freire

    Não tinham avisado a Dilma e a Lula (antes das eleições ) que o nosso País é um poço (ou um mar ) de flagilidade.

    Estamos com as rodovias esburacadas, os portos operando de forma racional, os aeroportos já em vias de ser privatizados, a miséria voltou a crescer e a inflação está em alta.

    É verdade, sim, que a corrupção esteve em alta por todo esse tempo e eles, mesmo assim, venceram as eleições. Ganharam na porrada, com mentiras e uma grande ajuda (logo de quem, meu Deus), do Bolsa Família.

    Então, esperemos(e aguentemos) os aumentos dos combústíveis – que resultam sempre em uma castata maravilhosa de aumentos, no custo de vida em geral .

    E vamos pedir a papai Noel (vocês que acreditam nele) que baixe a pancada na inflação de 2015 que já promete pipoucar feito fogos de artificio em campanha de políticos que nem sempre “chegam lá”.

    Vamos esperar acontecer. E torcer para nada de ruim acontecer, com fé em meu Padim Ciço.