Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Quaest: maioria dos brasileiros indica que Lula ‘não merece’ ser reeleito em 2026

Para a maioria dos brasileiros, Lula (PT) ‘não merece’ ser reeleito presidente da República em 2026. A indicação está na nova rodada da pesquisa da consultoria Quaest divulgada nesta segunda-feira 13.

Nela, é possível ver que 55% dos entrevistados afirmam que o atual presidente, neste momento, não deveria ter a chance de assumir um novo mandato na próxima eleição. Outros 42% apontam o contrário: Lula ‘merece’ ser reconduzido ao cargo no próximo pleito. 3% não responderam.

Ao todo, foram monitorados oito nomes, além de Lula. O atual presidente soma 47% de indicações de voto. Esse é o maior percentual entre os ‘presidenciáveis’ citados pela Quaest. O petista tem, neste momento, 49% de rejeição eleitoral.

O segundo colocado na pesquisa é Jair Bolsonaro (PL), com um potencial de votos que chega a 39%’. A rejeição ao ex-capitão é a maior entre todos os monitorados: 54%. Ele, importante frisar, está inelegível.

Na lista de ‘pré-candidatos’ da Quaest aparece, ainda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que tem 32% de potencial de votos e 50% de rejeição, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que chega a 33% de aceitação e 50% de reprovação ao seu nome.

Fonte: CartaCapital