Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Proprietário de terras reclama de esvaziamento do açude Boa Vista do DNOCS

meio4-300x225O açude Boa Vista do DNOCS, na zona rural de Salgueiro, está com as comportas abertas imprecisamente sem beneficiar integralmente os produtores rurais do perímetro irrigado de Umãs, para os quais a água seria direcionada. A denúncia partiu de um dos proprietários de terras do DNOCS. Valdir Cordeiro ligou na manhã desta quarta-feira (14) para rádio Salgueiro FM, reclamando sobre a liberação de águas do açude Boa Vista em uma época do ano não propícia para chuvas, que possam restabelecer o nível de águas daquela barragem.

Além do açude Boa Vista, o pecuarista ainda denunciou a abertura das comportas de outro açude, o Algodões. A alegação para a liberação das águas, segundo o denunciante, é de que o açude Riacho Grande em Umãs estaria vazio, estando os produtores rurais daquele distrito prejudicados.

Valdir disse que não é contra a liberação de águas para o distrito de Umãs, mas pede que seja feita uma tubulação para transportar de forma adequada a água dos açudes Boa Vista e Algodões para o Riacho Grande em Umãs, onde só estaria chegando em torno de 10% das águas liberadas do Açude Boa Vista e Algodões. “Se está precisando de água lá, vamos construir a tubulação para que seja atendido o perímetro irrigado. Não essa água soltada no leito do riacho e chegando lá praticamente nada”, solicitou.

Alguns proprietários de terras da localidade se reuniram, e de acordo com Valdir, elaboraram um documento que seria entregue por volta das 10h desta quarta-feira (14) à Promotoria Pública, ao IBAMA e possivelmente até a Polícia Federal, por o DNOCS, o açude Boa Vista, e o açude Algodões se tratarem de obras construídas por órgãos federais.

– Provavelmente agora às 10h a gente está com um documento para apresentar a Promotoria Pública, apresentar ao IBAMA, e talvez que seja o caso também, à Polícia Federal. Como o DNOCS, o açude Algodões e açude Boa Vista, foram construídos por órgãos federais, a gente vai tentar procurar esses órgãos competentes para que tentem solucionar o problema -, informou. Em seguida o reclamante pediu que fosse feito um estudo para que a água possa ser solta regularmente. – Se é pra soltar água, soltar regularmente, soltar de forma racional -, disse Valdir. As denúncias foram feitas por telefone no programa Show da Cidade da rádio Salgueiro FM.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes