Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto de agricultura orgânica no Paraná é exemplo para o Pais

Do Interjornal

Consultores e gestores do Sistema Sebrae de 24 estados da Federação participaram do Curso de ‘Formação em Agricultura Orgânica’ oferecido em oledo, na região oeste do Paraná. O curso, encerrado na quarta-feira (30) e ministrado pelo Instituto Maytenus, abordou questões teóricas relacionadas à fundamentação da agricultura orgânica, estatísticas de produção e consumo, vendas, entre outros. Os participantes ainda fizeram visitas técnicas nos municípios de Iracema do Oeste, Quatro Pontes, Pato Bragado, Jesuítas e Marechal Cândido Rondon, para conhecer as práticas adotadas por produtores orgânicos.

A experiência positiva em agricultura orgânica do Projeto ‘Distrito Agroalimentar do Oeste do Paraná’, desenvolvido pelo Sebrae/PR em seis municípios do médio-oeste chamou a atenção do Sistema Sebrae. “A agricultura orgânica como atividade sustentável e rentável, mesmo em pequenas propriedades, fez com que realizássemos esse evento aqui”, afirmou a coordenadora nacional da Carteira de Orgânicos do Sebrae Nacional, Newman Costa. Ela disse ainda que a proposta do curso é levar conhecimento para todos os estados, para que os consultores e gestores possam articular projetos que gerem, de fato, emprego e renda. “Que se transformem em negócios sustentáveis, seguindo o exemplo do Paraná”, destacou.

O consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Edson Braga da Silva, espera que cada participante consiga levar um pouco do que aprendeu para aplicar no seu estado. “Esse conhecimento de agricultura orgânica é fundamental para que possamos ampliar ainda mais os negócios nesse segmento”. O consultor ressaltou ainda que o contato com os produtores paranaenses, proporcionado pelo curso, ampliou o leque de alternativas que já estão dando certo no Paraná e que podem ser realizadas, na prática, pelos demais.