Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Profissionais do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina passam por mais uma capacitação

capacitaao-hutOs profissionais de enfermagem e das demais áreas de saúde do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) de Petrolina estão participando de mais uma capacitação, visando à melhoria do atendimento prestado na unidade. Está sendo ministrada no hospital a capacitação “Acolhimento e Classificação de Rico”, fundamentada na Política Nacional de Humanização na Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Projeto de recebimento e ordenação por risco está sendo desenvolvido e será implantado no HUT pelos profissionais residentes de enfermagem.

Segundo a enfermeira residente do HUT, Aridiana Paula Neres, a classificação por risco de saúde proporcionará uma reorganização necessária nos atendimentos da unidade. “A classificação de risco irá agilizar e facilitar o trabalho na emergência. A avaliação de necessidade do usuário é feita em função de seu risco/vulnerabilidade, proporcionando a priorização da atenção e não o atendimento por ordem de chegada”, detalha.

Nos últimos meses a diretoria de enfermagem do Hospital de Urgências e Traumas vem realizando capacitações com os servidores. Até o momento foram realizados os cursos de “Separação Seletiva de Resíduos Sólidos”, “Segurança no Trabalho”, bem como palestras sobre as funções dos diversos profissionais que atuam no hospital como o “Terapeuta Ocupacional”, “Enfermeiro” e “Assistente Social”.

Para a diretora de Enfermagem do HUT, Lusineide Lacerda, as constantes capacitações são importantes para a melhoria no atendimento da unidade. “Esse é mais um passo na humanização do atendimento no Hospital de Urgências e Traumas. É importante que nossos profissionais estejam constantemente passando por capacitações para que o nosso usuário usufrua sempre do melhor atendimento”, destaca.

Hospital Municipal de Urgências e Traumas é administrado pela prefeitura de Petrolina, por meio da Fundação Estatal Municipal de Saúde (FEMSAÚDE). A unidade conta com a parceria da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco).

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes