O Procon recebeu em vinte dias cerca de 50 reclamações a respeito das contas de luz dos meses de novembro e dezembro. Os consumidores afirmam que não consumiram tanto. Em alguns casos, o aumento foi de 70%, mais que o triplo do considerado normal pela instituição no verão.
Cleide Torres, diretora do Procon, informa que o consumidor deve verificar se houve excesso nas faturas de novembro e dezembro. No caso de a conta superar em 20% o valor da média das contas anteriores, o consumidor deve se dirigir ao órgão.
A Celpe enviou a seguinte resposta sobre essa variação de preço nas contas de luz:”devido às altas temperaturas, alguns equipamentos apresentam consumo mais elevado no verão. O calor exige um maior desempenho dos eletrodomésticos como, por exemplo, ar condicionados e refrigeradores. Ou seja, mesmo que não haja significativa mudança de hábito no consumo, os equipamentos trabalham mais para obter uma melhor performance. A Celpe orienta que o consumidor verifique a leitura do medidor e compare com a que está apresentada na fatura, se a do equipamento estiver maior, a conta está correta”.
De acordo com Cleide, a justificativa da Celpe não é boa, pois a temperatura do verão não prova um aumento maior do que 20% na conta. “Marcaremos até o dia 5 de fevereiro para o problema ser resolvido”. Até lá, os consumidores não terão a luz cortada.
Fonte: Globo Nordeste