Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Procon intercede nos casos de consumidores que tiveram aumento na conta de luz

luzO Procon recebeu em vinte dias cerca de 50 reclamações a respeito das contas de luz dos meses de novembro e dezembro. Os consumidores afirmam que não consumiram tanto. Em alguns casos, o aumento foi de 70%, mais que o triplo do considerado normal pela instituição no verão.

Cleide Torres, diretora do Procon, informa que o consumidor deve verificar se houve excesso nas faturas de novembro e dezembro. No caso de a conta superar em 20% o valor da média das contas anteriores, o consumidor deve se dirigir ao órgão.

A Celpe enviou a seguinte resposta sobre essa variação de preço nas contas de luz:”devido às altas temperaturas, alguns equipamentos apresentam consumo mais elevado no verão. O calor exige um maior desempenho dos eletrodomésticos como, por exemplo, ar condicionados e refrigeradores. Ou seja, mesmo que não haja significativa mudança de hábito no consumo, os equipamentos trabalham mais para obter uma melhor performance. A Celpe orienta que o consumidor verifique a leitura do medidor e compare com a que está apresentada na fatura, se a do equipamento estiver maior, a conta está correta”.

De acordo com Cleide, a justificativa da Celpe não é boa, pois a temperatura do verão não prova um aumento maior do que 20% na conta. “Marcaremos até o dia 5 de fevereiro para o problema ser resolvido”. Até lá, os consumidores não terão a luz cortada.

Fonte: Globo Nordeste