Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Primeira parcela deve ser paga até hoje

Hoje (30) é o último dia para que empresas e empregadores paguem a primeira parcela do 13º salário. Ainda assim, é comum a patrões e funcinários estarem em dúvida quanto ao pagamento do benefício, que é pago preferencialmente nos útimos meses, mas que também pode ser repassado ao longo do ano, inclusive nas férias, desde que seja acordado com o empregado .

Tem direito a receber o 13º qualquer trabalhador urbano, rural, avulso (que presta serviço para várias pessoas através de um sindicato, como ocorre nos portos) ou doméstico. Com a primeira parcela paga até o último dia de novembro, a segunda e última parte do pagamento deve ser entregue ao funcionário até o dia 20 de dezembro.

Caso o empregador não cumpra a determinação, ele estará inadimplente e poderá ser alvo de multas de 160 ufirs por cada funcionário que não tenha recebido o benefício. No entanto, acordos homologados e registrados no Ministério do Trabalho junto com o sindicato da classe, podem assegurar à empresa o direito de pagar a segunda parcela no ano seguinte.

Fonte: Pernambuco.com