Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da França diz que é contra acordo entre União Europeia e Mercosul

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou ser contrário ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que qualificou como “antiquado”.

“Se não posso explicá-lo a nenhum europeu, não vou defendê-lo internacionalmente”, afirmou em entrevista coletiva na COP28 do Clima da ONU, que acontece em Dubai até o dia 12.

Macron incorporou em seu discurso os argumentos dos produtores agrícolas franceses, com forte representação de congressistas de oposição no país.

“Não posso pedir aos nossos agricultores, aos nossos industriais na França, e em toda a Europa, que façam esforços para descarbonizar, para sair de certos produtos, e depois dizer que estou removendo todas as tarifas para trazer produtos que não aplicam essas regras”, disse o presidente francês, em referência à disparidade de normas de proteção ambiental, mais rígidas na França e na União Europeia do que no Brasil.

A fala à imprensa aconteceu logo após uma reunião bilateral com Lula, que foi elogiado por Macron. “Ele é visionário, corajoso e há muita sinergia entre as nossas estratégias”, disse o presidente francês.

Em entrevista a jornalistas nos corredores da COP28, Lula reagiu à fala de Macron dizendo achar normal a posição da França, pelo fato de ela ter um histórico mais protecionista, mas que a União Europeia não pensa o mesmo.

Membros do alto escalão do governo Lula já dão como certo que a negociação com a União Europeia terminará sem acordo, já que o Brasil não cederá às novas condicionantes ambientais e é improvável que os europeus consigam articular posições de todos os países do bloco em uma semana.

Fonte: Folha de S. Paulo