Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Presidente da Compesa anuncia antecipação da Operação da Adutora do Agreste, que vai beneficiar Arcoverde

00IMG-20150221-WA0022Na última sexta-feira (20) o presidente da Compesa, Roberto Tavares, recebeu em audiência a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, preocupada com o agravamento da seca em todo o Estado de Pernambuco, em especial no Agreste e na região do Sertão do Moxotó. No encontro, a prefeita tomou conhecimento da proposta apresentada dia 19 ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, de um projeto de antecipar o início da operação da Adutora do Agreste, que receberá água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, em benefício de 17 municípios inclusos na primeira etapa da obra, executada pela Compesa.

Os detalhes do empreendimento foram apresentados a Madalena e ao vice-prefeito, Wellington Araújo. Arcoverde deve ser a primeira cidade a ser beneficiada pela Adutora do Agreste. De acordo com Tavares, o projeto consiste na construção de uma captação de água na Barragem do Moxotó, situada na localidade de Rio da Barra, no ponto onde o Eixo Leste da Transposição cruza a BR-232, em Sertânia. Esse reservatório está sendo construído pelo Governo Federal e deve receber água ainda este ano através do canal da transposição.

Para antecipar o uso de água do Eixo Leste da Transposição, a Compesa pretende construir uma adutora de 84 quilômetros de extensão, de 1.200 metros de diâmetro, que transporia água do Eixo Leste para Arcoverde, alimentando o primeiro trecho da Adutora do Agreste. “O empreendimento é um investimento de R$ 300 milhões e irá propiciar uma vazão de 2 mil litros de água por segundo. Essa ação será a redenção dessas cidades, que estão sofrendo com a falta de água, fruto da pior seca registrada nos últimos 50 anos”, explica Roberto Tavares. Ele estima que a obra seja executada no prazo de 10 meses após a assinatura do contrato, ainda depende de análise e aprovação do Ministério da Integração e processo licitatório.

Da redação do Blog Alvinho Patriota